Escolas devem buscar metas de qualidade a partir de março, informou o ministro da Educação
A partir de março, as escolas brasileiras deverão buscar um padrão de qualidade estabelecido a partir dos dados do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb). As metas serão fixadas levando-se em conta as realidades de cada região, ou seja, haverá uma média nacional e outras diferentes para cada sistema educacional. A fixação de metas agora é possível porque o sistema de avaliação do ensino básico, elaborado pelo MEC, apresentou um panorama detalhado da educação no Brasil. A afirmação foi feita nesta quarta-feira, 7, pelo ministro da Educação, Fernando Haddad, em entrevista coletiva para a divulgação dos dados do Saeb, do Censo Escolar e do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Os dados apresentados demonstram uma melhora no desempenho dos alunos da 4ª série do ensino fundamental em português e matemática. Em 2001, a nota obtida pelos estudantes em português foi de 165,1 e,em 2005, essa média subiu para 172,3. Já em matemática, o desempenho aumentou de 176,3, em 2001, para 182,4, em 2005. “Estamos há quatro anos obtendo indicadores de qualidade superiores aos do passado, nos anos iniciais do ensino fundamental. Esperamos que esse movimento de melhoria das notas comece a reverberar por todo o ciclo e alcance a 8ª série e o ensino médio”, ressaltou Haddad.
O Fundo da Educação Básica (Fundeb) é outra medida que deve garantir a melhoria da qualidade do ensino. O ministro destacou que o Fundeb irá destinar R$ 5 bilhões para os estados que apresentarem pior desempenho escolar. A intenção é oferecer condições financeiras capazes de consolidar redes de ensino que estão se estruturando com dificuldade em regiões como o Nordeste.
No ensino médio, os dados do Saeb demonstraram queda no aproveitamento dos estudantes. Em português, as notas passaram de 262,3, em 2001, para 257,6, em 2005. Em matemática, os números caíram de 276,7 para 271,3 no mesmo período. Entretanto, o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC), Reynaldo Fernandes, acredita que essa redução seja um reflexo de uma queda de desempenho dos alunos da 4ª série ocorrida na década de 90. ”Como nos anos 90 essa nota diminuiu drasticamente, isso está sendo refletido nos indicadores da 8ª série e do ensino médio nos dias atuais”, explicou Fernandes. Com a melhora de aproveitamento dos alunos da 4ª série atualmente, espera-se que haja um reflexo positivo no rendimento escolar dos alunos da 8ª série daqui a quatro anos.
Ações
Medidas adotadas nos últimos anos − como a distribuição de livros didáticos para o ensino médio e a formação de professores pelo sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) − também devem melhorar a aprendizagem no ensino médio, aposta Haddad. A implantação de laboratórios de informática em todas as escolas de ensino médio da rede pública até abril deste ano é outra iniciativa do MEC para garantir melhor rendimento dos estudantes.
Fonte: Ana Guimarães Rosa e Flavia Nery/Portal do MEC