Notícia

Maioria da população desconhece projeto da TV pública

Segundo a 90ª Pesquisa CNT/Sensus, divulgada na segunda-feira e realizada no início deste mês, o governo terá ainda muito trabalho para popularizar a TV Brasil: 67,6% dos entrevistados não ouviram falar da nova rede TV pública. Vinte e um por cento não são estranhos ao tema, mas somente 9,8% têm acompanhado o processo de criação.

Porém, 74% dos entrevistados concordam com a criação da nova TV pública, um crescimento significativo em relação à pesquisa anterior, em que só 22,9% concordavam. O número de descontentes também cresceu: de 5,7% para 18,4%. Os demais não sabem ou não opinaram.

Internet à frente dos impressos

A pesquisa também avaliou o que o brasileiro pensa sobre a imprensa. Pouco mais de oitenta e um por cento a consideram importante na formação de opinião. Mais de oito por cento não a consideram importante e 8,1% são indiferentes à imprensa. Sobre veículo utilizado como fonte de informação, a televisão tem amplo domínio, como opção para 76,1% dos participantes. O rádio concentra 8,1% das respostas. A internet surge à frente dos jornais (6,4%) e revistas (0,7%), com 7,1%.

Foram ouvidas 2 mil pessoas em 136 municípios de 24 estados. A pesquisa tem uma margem de erro de 3%, e avaliou também a popularidade do presidente Lula, as reformas trabalhista e da presidência e cenários para as eleições de 2010.

Fonte: Comunique-se