Etapa municipal de Porto Alegre da Conferência Nacional de Educação começa quinta-feira (25/6)
Quinta e sexta-feira, dias 25 e 26, será realizada a etapa municipal de Porto Alegre da Conferência Nacional de Educação 2010 (Conae). O evento acontece no Centro Universitário Metodista (IPA), com a presença de representantes de instituições ligadas à área.
Com a temática “Construindo o Sistema Nacional Articulado de Educação: o Plano Nacional de Educação, Diretrizes e Estratégias de Ação”, a Conae abordará seis eixos temáticos referentes aos níveis de educação. Os colóquios específicos da instância municipal, bem como as inscrições, estão disponíveis no endereço eletrônico http://www.portoalegre.rs.gov.br/smed ou diretamente neste link.
A Conae 2010 é organizada pelo Ministério da Educação e agrega instituições públicas, privadas e civis vinculadas à educação. Destinada a gestores e trabalhadores de educação, alunos e pais, a etapa municipal da conferência aprovará o documento-base que será levado à etapa estadual, quando será revisado. Em seguida, o documento da etapa estadual será encaminhado à conferência nacional, em abril de 2010, quando será votado o documento final para a elaboração do plano decenal nacional de educação e o sistema nacional articulado de ensino.
Dia 25 de junho
08h às 13h – Credenciamento – Hall do Prédio A – Unidade Central IPA
09h – Abertura – Auditório Oscar Machado
10h às 12h – Plenária Inicial – Auditório Oscar Machado
12h às 14h – Intervalo
14h às 15h – Conferências por Eixos
Eixo Temático I – Papel do Estado na Garantia do Direito à Educação de Qualidade: Organização e Regulação da Educação Nacional – Auditório Oscar Machado
Eixo Temático II – Qualidade da Educação, Gestão Democrática e Avaliação – Auditório da Biblioteca
Eixo Temático III – Democratização do Acesso, Permanência e Sucesso Escolar – Auditório Elizabeth Lee
15h15 às 18h
Colóquios do Eixo Temático I – 50 vagas em cada colóquio
a) O Papel do Estado na Regulação e na Garantia do Direito à Educação; Propondo Diretrizes e Mecanismos de Planejamento Normativo, Estratégico e Operacional no Âmbito do Sistema Nacional de Educação Articulando os Sistemas de Ensino.
b) Definindo as Responsabilidades Educacionais de cada Sistema de Educação, as Áreas de Co-Responsabilidades e os Indicadores para o Monitoramento Público do Efetivo Direito à Educação; Sistema Nacional Articulado de Educação e o Papel da União: Coordenação da Política Nacional, Colaboração, Ação Supletiva e Estabelecimento de Diretrizes e Normas Gerais; Sistema Nacional, Planejamento e Gestão da Educação: Construindo Articulações entre Plano Nacional de Educação, Plano Plurianual e Plano de Ações Articuladas em Âmbito Nacional, Estadual e Municipal
c) CNE e Fórum Nacional de Educação: Espaços de Exercício do Estado Democrático de Direito.
d) Setor Privado e Educação: Participação, Regulação e Papel Social.
e) Autonomia Universitária e a Constituição Federal.
Colóquios do Eixo Temático II – 50 vagas em cada colóquio
a) Sistema Nacional de Avaliação como Instrumento de Qualidade e sua Interface com o Plano Nacional de Educação e os Planos Decenais Correspondentes; Padrões de Qualidade para a Educação Básica e Superior: Definindo os Referenciais e Garantindo a Efetivação deste Princípio Constitucional.
b) Gestão Democrática e Qualidade Social da Educação; Emancipação, Autonomia e Participação Popular: Desafios na Construção da Qualidade Social e Democrática da Educação para Todos; Avaliação para a Qualidade Social da Educação.
c) O PDE e a Construção Coletiva de Referenciais para a Efetivação da Qualidade Social da Educação; Concepções Curriculares e a Consolidação Político-Pedagógica da Prática Educativa.
d) Educação Superior e Sociedade: Indissociabilidade entre Ensino, Pesquisa e Extensão.
Colóquios do Eixo Temático III – 50 vagas em cada colóquio
a) Educação Infantil: Expectativas, Desafios e Possibilidades; Acesso à educação e obrigatoriedade.
b) Processos Educativos, Ampliação do Atendimento da Educação Escolar e Tecnologias da Informação e Comunicação.
c) Educação Integral e Integrada: Ampliação de Tempos e Espaços Educativos.
d) Consolidando as Políticas para a Universalização do Ensino Fundamental com Qualidade Social; Acesso à educação e obrigatoriedade.
e) Expansão e Consolidação do Ensino Médio; Acesso à educação e obrigatoriedade.
f) Consolidando a Educação Superior como Bem Público Social e Direito Humano; Educação Superior, Pesquisa e Sociedade.
g) Educação Profissional, Demanda e Inclusão Social.
h) Educação de Jovens e Adultos: Desafios e Perspectivas.
Dia 26 de junho
08h30 às 09h30 – Conferências por Eixos
Eixo Temático IV – Formação e Valorização dos Profissionais da Educação – Auditório Elizabeth Lee
Eixo Temático V – Financiamento da Educação e Controle Social – Auditório Oscar Machado
Eixo Temático VI – Justiça Social, Educação e Trabalho: Inclusão, Diversidade e Igualdade – Auditório da Biblioteca
09h45 às 12h30 –
Colóquios do Eixo Temático IV – 50 vagas em cada colóquio
a) Formação Inicial e Continuada de Professores: Políticas e Desafios; Formação dos Profissionais da Educação e Educação à Distância; Política Nacional de Formação: Articulação entre Ministério da Educação, Sistemas de Ensino e Instituições Públicas de Educação Básica e Superior.
b) Funcionários de Escola e Pessoal Técnico-Administrativo: Formação e Identidade Profissional.
c) Avaliação e os Instrumentos de Valorização dos Profissionais da Educação; Piso Salarial, Diretrizes Nacionais de Carreira, Desenvolvimento Profissional, Reconhecimento Social e Melhoria das Condições de Trabalho na Educação Escolar.
d) A Educação Básica e Superior e as Tecnologias de Informação e Comunicação e os Conteúdos Multimidiáticos.
e) Políticas de Prevenção e de Atendimento à Saúde dos Trabalhadores em Educação.
Colóquios do Eixo Temático V – 50 vagas em cada colóquio
a) Gestão e Financiamento de Políticas Educacionais no Regime de Colaboração: Políticas, Papel dos Entes Federados, Órgãos de Controle Interno, Externo e de Controle Social.
b) Política de Fundos: Articulação e Consolidação do Sistema Nacional de Educação.
c) Vinculação e Subvinculação dos Recursos Financeiros à Manutenção e Desenvolvimento da Educação, na Perspectiva do Custo-Aluno-Qualidade (CAQ); Estratégias para o Financiamento da Educação Pública de Qualidade: Alterações no Sistema Tributário e Fiscal; Estabelecendo Referenciais e Novas Fontes de Recurso para o Financiamento da Educação Pública.
d) Financiamento da Educação: Controle Social e Regulação dos Setores Público e Privado.
Colóquios do Eixo Temático VI – 24 vagas em cada colóquio
a) Política de Ações Afirmativas para Estudantes: Promovendo a Igualdade.
b) Estratégias de Superação à Violência no Ambiente Educacional.
c) Educação e Mundo do Trabalho.
d) Educação e Relações Etnorraciais e Multiculturais.
e) Educação Ambiental e Contextualização Curricular.
f) Diversidade Regional e Contextualização Curricular.
g) Educação Escolar Indígena e Territorialidade.
h) Direito à Educação para Adolescentes em Medidas Socioeducativas e para Pessoas Privadas de Liberdade.
i) Educação e Diversidade Sexual.
j) Educação de Pessoas com Deficiências, Transtornos Globais de Desenvolvimento e Altas Habilidades / Superdotação.
k) A Pós-Graduação, a Produção e a Socialização do Conhecimento Científico.
Plenária Final – Auditório Oscar Machado
14h às 16h – Eixos I, II e III
16h30 às 18h30 – Eixos IV, V e VI