Assufrgs participa da Conferência Nacional de Educação nesta semana
Clique aqui e assista ao vivo a conferência
Clique aqui e acompanhe as notícias da CONAE
A Assufrgs está participando da Conferência Nacional de Educação que se realiza de 28 de março a 1º de abril em Brasília.
A entidade integra a delegação dos 56 delegados da Fasubra, que estão participando do evento desde as etapas municipal e estadual, com o coordenador Fabiano Porto, como delegado.
A Conferência Nacional de Educação – CONAE é um espaço democrático aberto pelo Poder Público para que todos possam participar do desenvolvimento da Educação Nacional.
Organizada para tematizar a educação escolar, da Educação Infantil à Pós Graduação, já foi realizada, em diferentes territórios e espaços institucionais, nas escolas, municípios, Distrito Federal, estados e país.
Estudantes, Pais, Profissionais da Educação, Gestores, Agentes Públicos e sociedade civil organizada de modo geral, têm em suas mãos, desde janeiro de 2009, a oportunidade de propor os rumos da educação brasileira.
O Tema da CONAE é "Construindo um Sistema Nacional Articulado de Educação: Plano Nacional de Educação, suas Diretrizes e Estratégias de Ação"
A CONAE foi precedida de Conferências Municipais, previstas no primeiro semestre de 2009 e das Conferências Estaduais e do Distrito Federal programadas no segundo semestre do mesmo ano.
Abertura
Na abertura do evento foi destacado pelo representante da Comissão Organizadora Carlos Chagas, a importância da realização da Conferência, que possui um caráter deliberativo, cujo desafio será a construção coletiva de consensos possíveis acerca da Educação Brasileira.
A tarefa da construção do SNE – Sistema Nacional de Educação, constitui-se no desafio principal para o Estado Brasileiro, cuja diversidade regional através de sua estrutura federativa e autônoma demanda o comprometimento de todos(as), num esforço nacional.
O MEC, através do Ministro Fernando Haddad, reforçou a importância da CONAE, que indicará ao governo alternativas para dar prosseguimento as mudanças que a educação brasileira necessita, para que de fato se constitua em uma ferramenta de transformação social.
Destacou que é necessário uma ação mais incisiva dos movimentos organizados da sociedade, na construção do PNE – Plano Nacional de Educação, incluindo metas para os próximos dez anos, que possam ampliar o financiamento da educação, piso dos professores, dentre outros temas estratégicos para o desenvolvimento com soberania do Brasil.