GT Itinerante da Fasubra discute ações afirmativas nas Instituições Federais
O GT Itinerante da FASUBRA Sindical contou com a participação de aproximadamente 50 pessoas entre Direção Nacional e entidades de base. Pelo GT Antirracismo da Assufrgs participaram Joana de Oliveira e Maria de Lourdes Ambrosio. Na mesa de abertura e na condução dos trabalhos estiveram presentes os Coordenadores da Pasta da Raça e Etnia, Iaci Amorim Azevedo e Rogério Fagundes Marzolla.
Nos três dias de reunião foram debatidos o Estatuto da Igualdade Racial, Cotas e Políticas Afirmativas; Organização do V Encontro de Negros, Negras, Militantes e Simpatizantes do Movimento antirracismo nas IFE´s, Visita a Serra da Barriga e comunidade Quilombola – Muquém e encerramento dos trabalhos.
Além disso, ficou definido que o próximo GT Itinerante da FASUBRA Sindical, será em Brasília, e também definirá o V Encontro Nacional de Técnico-Administrativos Negros e Negras das Universidades Brasileiras.
De acordo com a Direção Nacional da FASUBRA Sindical o evento foi extremamente importante devido a luta história que a Federação tem empreendido ao longo dos anos no tocante às políticas sociais e anti-racismo.
Entre os temas abordados no GT, que também teve caráter formativo, esteve a defesa de políticas afirmativas, materializada na defesa das cotas nas Universidades, a qual é uma centralidade na construção de políticas públicas que superem as desigualdades hoje vivenciadas.
Ainda não há data para o julgamento da ação do Democratas, mas a expectativa é que a apreciação ocorra ainda neste semestre. Os procuradores da UnB estimam que o ministro Ricardo Lewandowski, relator do caso no STF, vai colocar o tema em pauta ainda neste semestre, em decorrência de que ele assumirá a presidência do Tribunal Superior Eleitoral no segundo semestre, quando acontecem as eleições, segundo informes da página da UnB na internet.