Pesquisa aponta UFRGS entre as 500 melhores universidades
Uma pesquisa desenvolvida pela Universidade Jiao Tong de Comunicações de Xangai, na China, apresenta a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) entre as 500 melhores do mundo. São seis universidades brasileiras no ranking, dominado nas primeiras posições pelos Estados Unidos.
A UFRGS figura no 417º lugar no ranking. A pesquisa, feita desde 2003, é controversa e recebe muitas críticas, especialmente da França. O motivo são os critérios usados para compor a lista. Por exemplo, os chineses consideram os prêmios recebidos por pesquisas e os artigos publicados em revistas e periódicos somente no idioma inglês. A contestação moveu a União Europeia a anunciar que em 2011 deverá publicar o seu próprio ranking.
A UFRGS recebeu a notícia com “alegria e satisfação”. O reitor Carlos Alexandre Netto destacou que a qualidade do corpo docente é um dos principais fatores para a colocação da universidade entre as maiores do mundo e significa um reconhecimento à pesquisa e à pós-graduação.
– Por volta de 90% dos professores têm mestrado ou doutorado. Somente com doutorado, são 70%. Também há um número grande de docentes com pós-doutorado no Exterior – afirmou o reitor.
O processo rigoroso de seleção dos alunos também é considerado pelo reitor como importante para a formação de uma comunidade acadêmica com qualidade. De acordo com Netto, hoje, praticamente todos os alunos da pós-graduação já fizeram iniciação científica.
O ranking
– 1° Universidade Harvard (EUA)
– 2° Universidade da Califórnia, Berkeley (EUA)
– 3° Universidade Stanford (EUA)
– 4° Massachusetts Institute of Technology, MIT (EUA)
– 5° Universidade de Cambridge (Grã-Bretanha)
AS BRASILEIRAS
– 143° USP
– 235° Unicamp
– 312° UFMG
– 313° UFRJ
– 340° Unesp
– 417° UFRGS
Fonte ZH