Notícia

Dilma, a Previdência e seus velhos amigos

Acompanhando a imprensa neste final de semana fiquei observando, como os que mais ganharam com o governo Lula – os banqueiros, empresários, latifundiários – atacam a candidatura de Dilma exigindo mais e mais reformas que os beneficie. Pasmem, dizem que pagam impostos demais, os trabalhadores têm direitos demais, e o Estado é grande demais. Perguntam ainda quando o Brasil vai começar a fazer o tal equilíbrio fiscal que já está ocorrendo na Europa.

Vendo isso eu me lembrei quando o Presidente da Venezuela, Hugo Chávez, esteve no Fórum Social Mundial, em 2003 aqui em Porto Alegre. Ele não havia sido convidado pelos organizadores, veio a convite de Luciana Genro, mas roubou a cena. Tinha acabado de sair de um Golpe de Estado e Lula era recém eleito. O Auditório Dante Barone foi pequeno, tivemos que colocar telões para que o público que não conseguiu entrar assistisse do lado de fora seu discurso. Em seguida, fizemos uma coletiva com a imprensa e uma das perguntas que mais me chamou a atenção naquela ocasião foi: Presidente Chávez que conselho o Sr. daria para o Presidente Lula, agora que foi eleito? Ele respondeu mais ou menos assim: Lula é um presidente eleito por milhões de brasileiros, ele sabe melhor que ninguém como conduzir o Brasil, então não me cabe dar conselhos. Mas, eu gostaria de fazer um alerta a ele. Presidente Lula, eu quando iniciei meu governo fui cercado de novos amigos, a maioria da elite venezuelana. Indiquei muitos deles para Ministérios e governei junto com eles. Final da história, eles me prenderam e me deram um golpe. Quem me tirou da cadeia e me colocou no Palácio do Governo novamente? O povo. Os meus velhos amigos. Então o que eu posso dizer para o presidente Lula é cuidado com seus novos amigos, pois serão os velhos amigos com os quais, com certeza, você poderá contar.

Digo isso porque recebi a notícia de que a Secretaria de Política Econômica do Ministério da Fazenda, comandada por Nelson Barbosa, está preparando uma proposta de Reforma da Previdência. Justo agora quando mais uma vez o PT precisou quem provavelmente levará sua candidata a vitória serão seus velhos amigos, pois os novos apóiam Serra e seguem pedindo mais e mais. Portanto, Dilma pense em seus velhos amigos quando lhe trouxerem a proposta de uma nova Reforma da Previdência, que atacará seus velhos amigos, os trabalhadores. Aumentando a idade e retirando direitos históricos de nossa classe. Pois, a primeira Reforma da Previdência, na época de FHC, o PT votou contra e elegeu Lula, a segunda já no governo Lula, criou o Psol, a terceira será pior que na França. Com certeza seus velhos amigos vão estar unidos nas ruas para derrotá-la.

Berna Menezes
É lutadora social e eco-socialista. Mãe de Bruna, dirigente estadual do Psol-RS e Coordenadora Geral da Assufrgs.