UnB aprova jornada de 30 horas para técnico-administrativos
O Conselho de Administração da Universidade de Brasília aprovou nesta quinta-feira (1º) a redução da jornada de trabalho para os servidores técnico-administrativos, das atuais 40 horas semanais para 30 horas. Eles representam 42% do quadro de servidores da instituição. A decisão contou com 39 votos a favor da mudança, cinco contrários e uma abstenção.
Os conselheiros acordaram que a medida deve ser colocada em prática em 180 dias. Antes disso, uma comissão executiva vai avaliar o impacto da medida em diferentes unidades da universidade e terá o poder de autorizar a implementação. A instituição foi a segunda a adotar a mudança. Em setembro, servidores da Universidade Federal do Paraná foram beneficiados com a redução.
Em nota publicada, a UnB informou que o ponto eletrônico será obrigatório para todos os servidores, mesmo aqueles que optarem por manter as 40 horas. De acordo com a decana de Gestão de Pessoas, Gilca Starling, a universidade conta com 2.609 técnico-administrativos, de um quadro de 6.172 servidores.
“Acho que a universidade ganha muito com esse processo. […] A gente tira a centralidade da hora trabalhada para o resultado do trabalho”, afirmou a decana.
O coordenador geral do Sindicato dos Trabalhadores da Fundação Universidade de Brasília (Sintfub), Antônio César de Oliveira Guedes, afirmou que a mudança é uma luta antiga da categoria. Segundo ele, fatores como a necessidade de mais servidores podem dificultar a implantação da medida em alguns setores da universidade. “A gente vai estar discutindo de perto com os servidores para garantir essa adequação.”
A mudança na carga horária do pessoal das áreas técnico-administrativas enfrentou oposição de alguns departamentos. Para parte de diretores de institutos e faculdades, a mudança poderia implicar na queda da qualidade do trabalho. A redução da jornada de trabalho prevê que os serviços funcionem ininterruptamente entre 6h e 23h, e não mais entre 8h e 18h com pausa para o almoço.
Fonte: G1 On Line