Fazenda estima crescimento de 4,5% em 2012
O Ministério da Fazenda acredita que a economia brasileira crescerá 4,5% neste ano. A previsão consta no documento “Economia Brasileira em Perspectiva”, divulgada nesta segunda-feira (13) pelo órgão.
A última estimativa, feita em outubro, era de aumento de 5% no PIB (Produto Interno Bruto) em 2012. No mercado, a expectativa é bem mais modesta e espera-se crescimento de 3,3%, segundo pesquisa divulgada pelo Banco Central.
Para 2012, o governo federal vai trabalhar para sustentar esse exitoso modelo de crescimento, estimulando investimentos públicos e privados em infraestrutura e na indústria, aumentando a qualificação profissional”, afirma o documento.
Para 2011, a projeção do documento é de aumento de 3,2%, número que se refere ao acumulado nos três primeiros trimestres em relação ao mesmo período em 2010. O ministro Guido Mantega (Fazenda) já havia dito que o crescimento em 2011 deveria ficar próximo a esse patamar.
No mercado, a projeção para o aumento do PIB (Produto Interno Bruto) do ano passado é de 2,87%, segundo o último dado de pesquisa feita pelo Banco Central. Os dados sobre o PIB de 2011 deverão ser divulgados pelo IBGE em março.
Para o investimento, a perspectiva é de aumento na chamada formação bruta de capital fixo de 5,3% em 2011 e 10,8% neste ano. As estimativas anteriores eram, respectivamente, de 6,4% e 10,2%.
Folha On Line