Pronunciamento do Senhor Deputado Chico Alencar – PSOL/RJ
Pronunciamento
(Do Senhor Deputado Chico Alencar, PSOL/RJ)
Senhor Presidente, Senhoras e Senhores Deputados e todo(a)s o(a)s que assistem a esta sessão ou nela trabalham:
Os técnicos e docentes das Universidades Federais iniciaram paralisação em todo o país esta semana – pelo menos 10 Universidades já estão em greve e outras devem aderir na próxima segunda-feira (21). O gesto extremo visa tirar da indiferença as autoridades educacionais.
O(a)s docentes pleiteiam a reestruturação da carreira com mudanças nos níveis, elevação do piso – para o salário mínimo do Dieese, atualmente calculado em R$ 2.329,35 -, incorporação de gratificações e unificação entre professores do ensino superior e da educação básica das IFES. O Governo Federal havia se comprometido, em 2011, a construir, em diálogo com a categoria, a reestruturação da carreira, mas não cumpriu o acordo. Por isso o Andes – sindicato nacional da categoria – está, este momento, constituindo seu comando nacional de greve.
Os técnicos das Universidade também têm se mobilizado por reajuste salarial e valorização dos benefícios e afirmam que o governo tem sinalizado para elevação dos benefícios somente para 2013.
Realizaram hoje uma marcha na Esplanada dos Ministérios e estão acampados em frente ao Ministério do Planejamento. Protestam também contra a transformação dos adicionais de insalubridade e periculosidade em valores fixos estabelecida pela Medida Provisória 568/12 – apresentamos emenda à MP para corrigir esta distorção.
A luta dos professores e técnicos vêm ganhando apoio dos estudantes. Além das reivindicações salariais, os 3 segmentos têm lutado pela melhoria da infraestrutura das Universidades. A recente expansão de vagas no ensino superior não foram acompanhados de uma ampliação das condições de trabalho, o que tem comprometido a qualidade de ensino ofertado.
A luta do(a)s docentes e técnicos têm se articulado com outras entidades de servidores públicos federais, que também estão insatisfeitas com a posição do Governo Federal frente às propostas de valorização salarial e estão organizando uma caravana à Brasília, no dia 05/06, e estabeleceram um indicativo de greve nacional do funcionalismo para o dia 11/06.
Que o governo federal não se feche e honre os compromissos assumidos!
Agradeço a atenção,
Sala das Sessões, 17 de maio de 2012
Chico Alencar
Deputado Federal, PSOL/RJ
Fonte: FASUBRA Sindical