Deu na mídia [CP]: “Servidores em greve protestam na Ufrgs”
Categoria pede reajuste salarial e plano de carreira
Profissionais explicaram motivos da mobilização a estudantes e professores Crédito: Raquel Carlucho / Assurfgs / Divulgação / CP |
Servidores técnicos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), que estão em greve desde segunda-feira, realizam na manhã desta quarta-feira protesto no campus do Vale, no bairro Agronomia, em Porto Alegre. O grupo se posicionou no pórtico de entrada da universidade e buscou conversar com alunos e professores, explicando os motivos da mobilização. Em função do ato, o trânsito na região ficou complicado e equipes da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) foram ao local orientar o tráfego.
Segundo uma das coordenadoras do movimento grevista, Rosane Souza, a ideia é ampliar a adesão dos profissionais. Ela lembrou que o protesto integra os atos de greve, que foi desencadeada em função da falta de diálogo com o governo federal, conforme a coordenadora. A categoria pede reajuste salarial, retroativo a 2007, quando foi concedido o último aumento. Além disso, eles pedem a atualização do plano de carreira. Nesta quinta-feira, será formado o Comando Nacional de Greve, em Brasília, responsável por articular as negociações junto ao governo Federal.