Servidores em greve protestam em reunião no CONSUN
Servidores técnico-administrativos da UFRGS, UFCSPA e IFRS, em greve desde o dia 11 de junho, marcaram presença na Reitoria da UFRGS, na manhã do dia 06 de julho.
A reunião extraordinária do CONSUN, tinha como pauta única, a composição da lista tríplice para nomeação do Reitor e Vice-reitor da UFRGS, e foi transmitida ao vivo para dezenas de servidores e alunos.
O movimento também busca discutir a importância da democracia na Universidade. Atualmente os votos dos técnico-administrativos e estudantes valem 15% cada e dos professores 70%. A luta pela paridade na consulta que elege o reitor será permanente.
Na atividade, os servidores simularam um funeral na recepção aos membros do CONSUN, vestidos de preto, com velas e um caminho de flores.
Os grevistas chamavam a atenção para a morte da democracia na Universidade.
Na ocasião, a Conselheira Bernadete Menezes solicitou aos membros do CONSUN que avaliassem e aprovassem a indicação da proposta de implementar na UFRGS, o sistema paritário na consulta para reitor, no qual o peso dos votos são de 33% para cada segmento, assim como acontece em 38 das 56 Universidades Federais Brasileiras. Até o fechamento desta matéria não houve resposta à solicitação.
[nggallery id=275]