Deu na mídia: (G1) Servidores federais protestam com bloqueio de trânsito em Porto Alegre
Servidores federais protestam com bloqueio de trânsito em Porto Alegre
Em greve, técnicos e professores pedem respostas do governo.
Manifestação começou na ponte do Guaíba, com congestionamento.
Do G1 RS
Manifestantes bloqueiam ponte do Guaíba, em Porto Alegre (Foto: Roberta Salinet/RBS TV)
Servidores federais de Porto Alegre e do interior do Rio Grande do Sul realizaram manifestação na manhã desta terça-feira (31), que se iniciou na ponte do Guaíba e tem previsão de terminar no Largo Glênio Peres, na capital gaúcha. Técnicos da UFRGS, UFCSPA, IF-RS e outras instituições intensificam atividades nesta semana em protesto contra a decisão do governo federal de adiar respostas à categoria em greve, do dia 31 de julho para 13 de agosto.
(Foto: Roberta Salinet/RBS TV)
“Obstruímos o trânsito para chamar atenção, já que a reunião que aconteceria hoje foi suspensa”, afirmou ao G1 a coordenadora geral da Associação dos Servidores da UFRGS (Assufrgs), Bernadete Menezes. Ela não deu previsão para a liberação do trânsito.
Segundo a coordenadora, cerca de 10 ônibus, além de vans, se deslocaram para a ponte do Guaíba para o protesto, com a participação de servidores do interior, como da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).
O governo tem até o dia 31 de agosto para incorporar ou não à proposta do Orçamento da União 2013, alguma indicação de reajuste salarial para o funcionalismo no ano que vem. Os servidores querem reajuste salarial linear de 22%.
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) não estima o tamanho do congestionamento. O bloqueio ocorreu nos dois sentidos do km 97 da BR-290. Em um primeiro momento, por volta das 8h, os manifestantes bloquearam o sentido capital-interior, depois também o interior-capital. Pouco antes das 9h, o tráfego começou a ser liberado para motociclistas e, totalmente, no sentido capital-interior. Viaturas policiais acompanham o movimento.
A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) avisa que a manifestação continua pela Avenida Castelo Branco, no sentido interior-capital, seguindo pelas Avenidas Mauá e Borges de Medeiros, até o Largo Glênio Peres. A orientação é para que os motoristas optem por transitar por outras avenidas, como Farrapos ou Voluntários da Pátria.