Relato dos delegados(as) da ASSUFRGS presentes no Comando Nacional de Greve (CNG) em Brasília, reunião com Ministério do Planejamento
RELATO DOS DELEGADOS DA ASSUFRGS – COMANDO NACIONAL DE GREVE DA FASUBRA
16 de agosto
Sem avanço nas solicitações:
– > aumento no step;
– > aumento nos percentuais do anexo IV ;
Questionado, a respeito dos pontos pendentes (índice de reajuste no piso, step e Anexo IV – graduação e especialização), Sérgio Mendonça afirmou “não tem condições de avançar nesses três pontos”. FASUBRA, com a palavra, disse que o custo não é grande, para diluir o anexo IV e o step dentro da carreira. Indagado, se o prazo seria até o dia 31 de agosto, passou a palavra a outro representante do governo, o qual respondeu que seria, estourando, dia 24 de agosto, pois a proposta deve passar pela Casa Civil antes de ser encaminhada ao Congresso. FASUBRA e SINASEFE pediram 10 min.
Retomada a reunião, os representantes do governo, questionados, assumiram o compromisso de que a instalação dos GTs de discussão sobre os pontos de agenda com prazos iriam iniciar na segunda quinzena de setembro (o MEC “encabeçaria” os GTs e um representante do MPOG participaria também). FASUBRA, com a palavra, enfatizou a necessidade de o governo melhorar a proposta, pois a primeira proposta já havia sido recusada pela categoria e não houve evolução no índice de reajuste no piso, que pelo menos houvesse algo a mais no step, anexo IV.
O secretário afirmou: “Nós estamos batendo no nosso teto”. Sérgio Mendonça disse, ainda, que, se o acordo não puder ser assinado, seria ruim tanto para o governo, quanto para nós, mas que o limite está dado.
Hoje, 17 de agosto, o CNG estará reunido para avaliar a reunião. Descerá IG às bases, posteriormente à reunião, para que, semana que vem, haja rodada de assembleias.
O Informe do Comando Nacional de Greve estará sendo informado hoje, dia 17 de agosto. Após avaliação do CNG.
_________________________________________________
Delegados – Izaias, Joana, Maria de Lourdes, Rafael B. e Roselei
INFORMES DA FASUBRA DO DIA 16 DE AGOSTO
Para a FASUBRA o governo apresentou uma melhora significativa na proposta apresentada anteriormente. Há 64 dias em greve, os técnico-administrativos começam a avançar nas negociações depois de muito trabalho e empenho da direção nacional da FASUBRA e do CNG. A melhora se refere ao step de cerca de 3,8%, antes não oferecido. Outro avanço importante são os itens que se referem aos anexos III e IV da pauta, que dispõem sobre os incentivos por capacitação e qualificação. Estes pontos, a partir da tratativa, passam a contemplar todos da carreira.
Para a FASUBRA, o crescimento da proposta é um passo importante, mas a Federação acredita em possibilidades melhores. “Foi uma grande vitória. Saímos do zero para uma proposta real. Entretanto, não estamos satisfeitos com o percentual de 15,8% em três anos. Vamos continuar trabalhando para aumentá-lo”, afirmou a FASUBRA.