Deu na mídia (ZH) Alunos da UFRGS protestam contra insegurança no Campus do Vale
Manifestação reuniu dezenas de alunos e funcionários da universidade
Dezenas de estudantes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) realizaram nesta quinta-feira um protesto contra a falta de segurança no campus do Vale. Os alunos defendem a contratação de funcionários federais para realizar a segurança do campus, onde teriam acontecido três estupros este ano.
Com slogans como “Campus seguro é campus ocupado”, os manifestantes fizeram uma passeata no horário do almoço.
— Acreditamos que, dentro de território federal, deve haver serviço público federal. Há mais de 10 anos não existe concurso para a segurança universitária na UFRGS, e é isso que trazemos como reivindicação, além da revitalização do campus, ocupando todos os espaços e não permitindo a violência aqui dentro — explica o coordenador do Diretório Central de Estudantes (DCE), Gilian Cidade.
A comunidade acadêmica tem se reunido às segundas-feiras para discutir propostas para a segurança da universidade. Eles propõem uma audiência pública para que alunos, funcionários, professores e moradores do entorno da universidade debatam a melhor maneira de realizar a segurança do local. Os alunos que participaram do protesto se manifestaram contrários à presença da Brigada Militar no campus.
— Temos experiências, em outros locais do país, onde a presença da Brigada Militar representou mais falta de diálogo e truculência dentro da universidade. Acreditamos que esse não é o caminho — afirma a coordenadora-geral da Associação dos Estudantes de Pós-graduação, Gabriela Blanco.