Notícia

Coordenador do GT Segurança e Finanças da ASSUFRGS é recebido pela ministra Maria do Rosário, senador Paulo Paim e o deputado federal Marco Maia

 Aconteceu nos dias 22 e 23, na sede do Sintifub, em Brasília, o encontro do GT Segurança Nacional, com a presença de mais de 50 representantes dos GT Seguranças dos sindicatos da base da Fasubra.

No dia 22 a reunião começou com os relatos de base, após foi deliberada a data do próximo seminário, que terá como sede a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) MG, e será entre os dias  23 e 28 de setembro. Já a data para a reunião dos representantes nacionais e regionais para elaboração da pauta e visita às dependências onde ocorrerá o evento, ficou para os dias 23 e 24 de julho, onde será deliberada a pauta e as palestras do seminário.

Após, as assessorias jurídicas dos sindicatos –  Assufrgs, FURG e Assufpel, apresentaram documentos para ingressarem com denúncia ao Ministério Público quanto à terceirização do cargo de vigilante, já que o mesmo não está extinto.

No dia 23,  na parte da tarde, todos os vigilantes presentes na reunião do GT Segurança Nacional se deslocaram até a Câmara Federal para percorrerem os gabinetes dos integrantes da CETASP, onde se encontra o PL 4742/2012 que dará o direito ao recebimento do adicional de risco de vida para os vigilantes das IFES e IFETS. Na visita foi entregue um documento aprovado pela Fasubra solicitando o apoio destes parlamentares.

Também foi agendada uma reunião com a relatora do PL 4742/2012, a deputada  Alice Portugal (PC do B – BA), que garantiu aos vigilantes presentes na reunião que o seu voto será pela aprovação do projeto.

No dia 24 uma comissão dos vigilantes foi recebida pelo senador Paulo Paim (PT-RS) onde solicitaram apoio ao PLS 53/2011, reposicionamento dos aposentados que se encontra na CCJC do senado aguardando relatoria. O senador informou que marcará uma reunião com o presidente da CCJC para solicitar um relator para o projeto. Também foi solicitada a abertura de concurso público para vigilante das IFES e IFETS.

Posteriormente a comissão foi recebida pela ministra dos Direitos Humanos Maria do Rosário, onde foi entregue  um dossiê com ocorrências geradas nos campi das universidades federais, um plano de política de segurança elaborado pelos integrantes do GT Segurança Nacional e documentos que comprovam que o cargo de vigilante não está extinto, o que causou bastante interesse na ministra. Novamente foi solicitado concurso público para vigilante das IFES e IFETS,  e a ministra prontamente informou que iria encaminhar a solicitação e os documentos para o Ministério do Planejamento pessoalmente.

Depois da reunião com a ministra a comissão foi recebida pelo ex- presidente da Câmara Federal, deputado federal Marco Maia (PT-RS), onde entregaram os mesmos documentos e fizeram a mesma solicitação sobre a abertura de concurso para vigilante. O deputado solicitou ao seu assessor que encaminhasse para o gabinete da ministra do Planejamento os documentos com um oficio assinado por ele.

Texto: Mozarte Simões.

Coordenador do GT segurança da Assufrgs.

Coordenador financeiro da Assufrgs.