Estudantes protestam contra desativação da Videoteca do campus do Vale
O Diretório Central dos Estudantes (DCE) da UFRGS decidiu fechar a Videoteca do Campus do Vale, que está há 16 anos no local, e provocou revolta dos estudantes. Em forma de protesto, os estudantes decidiram ocupar o espaço contra a medida arbitrária do DCE.
Veja abaixo a íntegra da nota do Movimento “Pipoka” de repúdio a decisão do DCE da UFRGS:
PELO NÃO FECHAMENTO DA VIDEOTECA NA SEXTA-FEIRA (10/01), CONVOCAMOS TODOS A OCUPAR O ESPAÇO DO CAMPUS DO VALE PARA DEIXAR CLARO AO DCE QUE A DECISÃO DO QUE É “PARA O BENEFÍCIO DOS ESTUDANTES” DEVE PARTIR DOS ESTUDANTES, E NÃO DO ARBÍTRIO DE ALGUNS.
POR UM DCE MENOS ARBITRÁRIO
Independentemente das razões jurídicas e legais que respaldam a questão de licitação para o aluguel do espaço onde funciona, atualmente, a Videoteca do Campus do Vale, NÃO HÁ POR QUE interromper um serviço que vem sendo prestado de maneira diferenciada aos estudantes, com valores bem abaixo do mercado, para que se efetue tal licitação. O atual DCE sequer consultou a comunidade universitária ao tomar tal decisão, demonstrando sua tendência LEGALISTA, desvinculada da opinião da COMUNIDADE.
O espaço é da União, mas o direito de utilização é DA COMUNIDADE UNIVERSITÁRIA, portanto QUALQUER MUDANÇA OU CANCELAMENTO de algum serviço que já atendia a todos DEVE, impreterivelmente, passar pela aprovação da coletividade. REITERAMOS QUE NÃO HÁ RAZÕES PARA O FECHAMENTO DA VIDEOTECA ANTES DE DEFINIR QUEM PASSARÁ A ADMINISTRAR O ESPAÇO FUTURAMENTE, uma vez que a manutenção do serviço prestado não trará nenhum prejuízo.