CLG informa indicativo de greve na veterinária e define atividades para os próximos dias
O Comando Local de Greve realizou reunião, na manhã desta quinta-feira (27), na tenda de greve ao lado da FACED. Os grevistas discutiram os informes locais e nacionais do CNG-FASUBRA do dia 21 de março, e a orientação do CNG aos Comandos Locais de realização de atividades sobre os 50 anos do golpe militar no Brasil, nesta primeira semana de abril.
Os servidores deram informes sobre a greve dos Hospitais Federais de Porto Alegre. São trabalhadores de quatro instituições administradas pelo Grupo Hospitalar Conceição (GHC), que definiram na segunda-feira, início a greve nas seguintes unidades: hospitais Conceição, Cristo Redentor, Fêmina, Criança Conceição e a Unidade de Pronto-Atendimento na zona norte e dos postos de saúde sob administração do GHC. Os trabalhadores do Hospital de Clínicas estão em paralisação e já tem indicativo de greve, aderindo aos trabalhadores do GHC.
Hospital Veterinário e Faculdade de Veterinária
O Comando Local de Greve da ASSUFRGS informou que na última terça-feira foi realizado reunião com os servidores do Hospital Veterinário e Faculdade Veterinária. Ambas unidades informaram que vão cumprir a agenda do CLG, e em breve vão aderir parcialmente à Greve dos TAES. Os servidores solicitaram, ainda, realização de atividade com o CLG para sensibilizar os demais colegas às pautas de greve dos técnico-administrativos.
Reunião com o Reitor
A ASSUFRGS participou de reunião com o Reitor, na tarde da última quarta-feira (26).
30 horas: A reitoria informou que o CONSUN formou uma outra comissão que vai emitir um parecer sobre as 30 horas. Nas palavras do reitor, dessa forma, fazer qualquer atividade sobre as 30 horas seria desrespeito com o CONSUN, uma vez que o parecer somente será emitido após a greve dos TAES.
Paridade: A reitoria também alegou que as entidades deveriam chegar a um acordo sobre formulação que avançasse sobre a questão da democracia, porém que fosse uma mediação, já que na última eleição acabou não tendo acordo e por isso se manteve “70% / 15% / 15%”.
Segundo coordenadores da ASSUFRGS, o MEC já se posicionou em relação a possibilidade de negociação de ambas as pautas, e a ANDIFES ainda não possui posição sobre os temas alegando que por isso mesmo não pode avançar o debate.
Acompanhe abaixo a programação definida pelo Comando Local de Greve para a próxima semana:
Calendário de 31/03 a 04/04
Em destaque, as atividades de Greve da Categoria
Segunda-feira dia 31 de março.
manhã:
9:00 horas: Mobilização no campus Saúde encontro no bar da ex-escola técnica;
Tarde:
Mobilização na unidades e distribuição dos jornais;
Noite:
17:00 horas: Divulgação da atividade da terça-feira “Pela Democracia, Contra o Autoritarismo, Dentro e Fora da Universidade: seminário de ‘descomemoração’ do aniversário do Golpe de 1964, contra a criminalização dos movimentos sociais e pela democratização da UFRGS” e panfletagem da carta aberta a sociedade.
18:00 horas: no salão de atos haverá um debate sobre a ditadura.
Clique aqui e veja aqui mais informações sobre o evento: www.facebook.com/events/596526853775477
Terça feira dia 1 de abril.
Manhã:
10:30 horas: Atividade de aula pública no “Monumento dos Desaparecidos”, apoiada pelo IFCH da UFRGS, local (Avenida Ipiranga com a Edvaldo Pereira Paiva).
Tarde:
14:00 horas: Seminário natenda de greve ao lado da Faced – “Pela Democracia, Contra o Autoritarismo, Dentro e Fora da Universidade: seminário de ‘descomemoração’ do aniversário do Golpe de 1964, contra a criminalização dos movimentos sociais e pela democratização da UFRGS” debatedores:
– Carlos Schimidt (Professor da Economia, candidato a Reitor em 2008 com uma proposta democrática para a UFRGS);
– Silvio Ramos Correa (Servidor da UFRGS e membro da Comissão Interna de Supervisão da Carreira-CIS)
– Lucas Maróstica (Aluno da Sociologia, membro do Bloco de Lutas processado pelas Jornadas de Junho).
– Também comporão a mesa representantes da APG (Associação de Pós-Graduandos) e da SAJU (Serviço de Assessoria Jurídica Universitária);
17:00 horas: Após evento caminhada até a praça argentina com panfletagem da carta aberta.
Quarta feira dia 2 de abril.
Manhã:
Livre para o coletivo do comando se reúna com suas bases.
Tarde:
14:00 horas: Panfletagem no Glênio Peres e caminha até a praça argentina.
18:00 horas: Haverá também uma caminhada do Bloco de lutas contrária o aumento de passagem, em vias de aprovação pela prefeitura.
Quinta feira dia 3 de abril.
Manhã:
9:00 hora: Reunião do Comando de Greve: Local campus do Vale em frente à sede da Assufrgs. Após o término, panfletagem pelo Campus do Vale e mobilização pela Assembleia.
Tarde:
14:00 horas: Assembleia de greve.
Após esta assembleia iremos fazer uma caminha em solidariedade aos companheiros do Biociência, que estão sendo assediados pela direção da unidade.
Sexta feira dia 4 de abril.
Manhã:
9:00 horas: Reunião das comissões na sede da Assufrgs
Tarde:
14:00 hora: Atividade lúdica no Campus Olímpico (Esef) – Futebol e galeto. (a confirmar)