Conclusão do trabalho da Auditoria na Assufrgs
Conforme resolução da direção da Assufrgs, por unanimidade estamos publicando a conclusão e o relatório da Auditoria nos órgãos da entidade.
Conclusão:
“Com algumas exceções, em cada um dos pontos descritos no desenvolvimento deste relatório, foi apresentada a nossa conclusão, bem como recomendações de providências a serem adotadas pela Associação.
Em relação aos pontos, sobre os quais a auditoria não pode apresentar as conclusões, pelas respectivas razões, foi recomendado que a Associação proceda as análises complementares necessárias à certificação da efetiva concorrência da inconsistência, e adote as providencias que entender cabíveis.
Especificamente, em ralação às futuras contratações de prestação de serviços e/ou de fornecimento de materiais e produtos, recomenda-se que a Associação utilize apoio técnico e jurídico, desde a escolha da melhor proposta de elaboração dos termos de contratos, e do efetivo acompanhamento da execução, obtendo e mantendo toda a documentação organizada e arquivada, referente a cada contrato
Recomenda-se que a entidade siga implantando e aperfeiçoando os controles internos em todos os seus setores da administração.
Desenvolver e produzir relatórios gerenciais que auxiliarão nas tomadas de decisões pela direção da Associação;
Proporcionar qualificação e permanente atualização técnica do quadro de pessoal, especialmente do setor financeiro e contábil, e promover a permanente integração cooperação funciinal entre os diversos setores da entidade.
Cultivar a cultura de continuidade do gerenciamento da Associação, independente da troca da diretoria.
Recomendamos a realização de auditoria externa periódica, para análise das contas patrimoniais e da documentação suporte aos registros contábeis, bem como para avaliar os controles internos e detectar eventuais inconsistências e fragilidades e/ou propor melhorias.
Sem mais para o momento, colocamo-nos a disposição para prestar os eventuais esclarecimentos. […]
Em relação aos pontos, sobre os quais a auditoria não pode apresentar as conclusões, pelas respectivas razões, foi recomendado que a Associação proceda as análises complementares necessárias à certificação da efetiva concorrência da inconsistência, e adote as providencias que entender cabíveis.
Especificamente, em ralação às futuras contratações de prestação de serviços e/ou de fornecimento de materiais e produtos, recomenda-se que a Associação utilize apoio técnico e jurídico, desde a escolha da melhor proposta de elaboração dos termos de contratos, e do efetivo acompanhamento da execução, obtendo e mantendo toda a documentação organizada e arquivada, referente a cada contrato
Recomenda-se que a entidade siga implantando e aperfeiçoando os controles internos em todos os seus setores da administração.
Desenvolver e produzir relatórios gerenciais que auxiliarão nas tomadas de decisões pela direção da Associação;
Proporcionar qualificação e permanente atualização técnica do quadro de pessoal, especialmente do setor financeiro e contábil, e promover a permanente integração cooperação funciinal entre os diversos setores da entidade.
Cultivar a cultura de continuidade do gerenciamento da Associação, independente da troca da diretoria.
Recomendamos a realização de auditoria externa periódica, para análise das contas patrimoniais e da documentação suporte aos registros contábeis, bem como para avaliar os controles internos e detectar eventuais inconsistências e fragilidades e/ou propor melhorias.
Sem mais para o momento, colocamo-nos a disposição para prestar os eventuais esclarecimentos. […]
Clique aqui para ler a íntegra do Relatório da Auditoria na Assufrgs.