Reunião do Conselho de Delegados elabora relato
O Conselho de Delegados da Assufrgs se reuniu no ultimo dia 18, quarta, com participação da Coordenação da Entidade (Arthur, Bernadete e Tônia). Confira abaixo a pauta da reunião do CD e o relato:
Pauta:
1. A luta pelas 30 horas na universidade;
2. Eleição de representantes para a Comissão Eleitoral;
3. Assuntos Gerais.
Com relação ao primeiro ponto, os coordenadores deram informe sobre a última reunião com a Reitoria e o calendário de lutas acerca da flexibilização – 30 horas. A proposta da Comissão de Flexibilização da UFRGS será apreciada em reunião do Consun, no dia 27 de novembro de 2015, segundo o Reitor Carlos Alexandre e deverá ser aprovada conforme a redação dada pela referida Comissão. Haverá paralisação e manifestação na Reitoria para pressionar o Consun a aprovar a proposta. Todos devem comparecer para fazer uma forte mobilização!
No dia 25 de novembro de 2015, na FABICO, das 16 às 18 horas,
a Assufrgs convoca os Técnicos em Assuntos Educacionais para reunião onde será tratada tratado o dia a dia desses servidores, como condições de trabalho e suas atribuições.
A CIS e a ASSUFRGS promoverão um seminário sobre a proposta de Flexibilização para auxiliar na construção dos projetos das unidades, incluindo passo-a-passo para a sua elaboração, em data a ser definida.
No dia 1º de dezembro, haverá a implantação do Ponto Eletrônico na Faculdade de Odontologia,
Progesp e Gabinete da Reitoria, com paralisação e ato em defesa da unidade e de toda a categoria, visto a pretensão de implantação em toda a Universidade até abril do ano que vem.
A ASSUFRGS já possui contrato sindical com o MPOG para garantir a manutenção do desconto sindical com validade de 5 anos.
A seguir, foram dados os relatos das diversas unidades através de seus delegados e demais participantes da reunião do CD, sobre a situação das tratativas com direções de unidades e chefias, além da composição das Comissões de flexibilização nas unidades e o andamento da construção de suas propostas tendo em vista a diversidade de funcionamento dos diversos setores da Universidade. Tendo como encaminhamentos:
– Não implantar controle de ponto eletrônico sem pactuar com a Reitoria a Flexibilização;
– Realizar Seminário – CIS- ASSUFRGS sobre Projeto de Flexibilização – como construir na unidade- Coordenação; a utilização de proposta de avaliação de desempenho da ASSUFRGS não aceita pela UFRGS, quando da elaboração do PDIPCCTAE, pode auxiliar a subsidiar agrupamento de setores para flexibilização.
Além disso, outros informes, referentes a repercussão dos retrocessos e perseguições instaladas por participação dos servidores na greve foram destacados com os seguintes encaminhamentos:
– Comissão
para tratar sobre assédio moral;
– Verificar a situação dos
cinco servidores de manutenção que foram colocados à disposição no IPH;
– Defesa do mandato sindical dos trabalhadores que foram colocados à disposição por sua atuação política (com a edição de uma resolução).
Com relação ao ponto 2, A AG havia encaminha ao CD a eleição de integrantes para a Comissão Eleitoral. O coordenador Mozarte Simões foi solicitado a indicar 1 ou 3 nomes de sua corrente política. Mas, não encaminhos mesmos até o final da reunião, ficando essa pendência. Feltrin, da Comissão eleitoral informou a utilização de urnas eletrônicas em cada Setor, a não ser 6 urnas tradicionais, para o Campus Litoral, CECLIMAR, IFRS (3 campi) e UFCSPA.
A Secretaria da ASSUFRGS enviará mensagens aos Delegados para solicitar IP dos computadores que serão utilizados e mesários para as eleições. Será fornecido um lanche para os mesmos.
Nos Assuntos Gerais, foi aprovada a realização de Assembleia no dia 3
/12/2015, de prestação de contas com apreciação do Relatório da Auditoria da ASSUFRGS. O CD aprovou a proposta do coordenador geral Arthur de encaminhar à Assembléia geral a apreciação das contas da gestão até 2013, com acolhimento das orientações propostas na Auditoria. Ressaltou que algumas das práticas que devem ser adequadas foram utilizadas durante essa última gestão. No entanto, alguns desses já foram providenciados no período. Entre eles, ações judiciais à empresas como a Efienge e o Big.
No processo da Efienge contra a ASSUFRGS, por não pagamento, o valor vem sendo diminuído, estando muito próximo do proposto pela ASSUFRGS, ao que o CD autorizou que a coordenação encaminhasse o acordo.
Quanto ao processo do Big, que se aguarde o resultado da ação para tomar as devidas providências.
Sobre as contas de 2014/2015, que a coordenação tenha prazo até abril de 2016 para apresentar a prestação de contas devido ao período de greve que foi determinante para que não fosse viabilizada a prestação de contas do período.