Sindicato aprova estado de greve na UFCSPA e IFRS
O dia Nacional de Paralisação foi movimentado em Porto Alegre. Pela manhã a ASSUFRGS participou das concentrações em frente às garagens de ônibus, já nas primeiras horas da manhã. Após, participou de caminhada junto com outros sindicatos e movimentos sociais pelas ruas da cidade, como a João Pessoa (foto).
Durante a tarde ocorreu a Assembleia Geral da categoria, em frente à FACED, que deliberou que a UFCSPA e IFRS irão aderir ao estado de greve, que já está em curso na UFRGS. A decisão foi tomada por quase unanimidade dos servidores presentes, somente com sete abstenções. No encontro também foram discutidos os avanços nas negociações sobre o controle da jornada de trabalho e planos de flexibilização. No dia anterior uma comissão da ASSUFRGS se reuniu com a recém nomeado Reitor Rui Oppermann, que garantiu a criação de uma Mesa de Negociação junto ao sindicato. Saiba mais clicando aqui.
Credito foto: Jorge Torres
Grande parte da tarde foi tomada por falas dos técnicos sobre a atual conjuntura política e a importância de unificar a categoria para as lutas contra os retrocessos do Governo Michel Temer. Entre eles a PEC 241, cortes nos orçamentos das Universidades e reformas trabalhistas e na Previdência. Dia 29 de setembro a ASSUFRGS irá participar do segundo Dia de Paralisação Nacional.
Enquanto ocorria a assembleia da categoria estudantes da UFRGS ocuparam a Reitoria. Entre eles estão representantes do DCE, coletivos de cotistas e movimentos sociais. O objetivo é realizar uma pressão nos membros do CONSUN, que irão votar nesta sexta-feira pela manhã, em uma proposta que acabará aplicando um teto no número de cotistas na universidade. Saiba mais aqui. A ASSUFRGS está apoiando os estudantes e oferecerá alguns equipamentos para a infraestrutura da ocupação.
Credito foto: Vitor Hugo Xavier
No final do dia, a ASSUFRGS também participou do protesto no centro de Porto Alegre, pelo Fora Temer!
Crédito Foto: Jorge Torres