Vitória para o estudantes! Ações Afirmativas na UFRGS não sofrerão alterações negativas
Após uma semana de Reitoria ocupada pelos estudantes cotistas, nesta manhã o Consun votou as alterações nas ações afirmativas da Universidade, retirando da resolução apreciada o ponto 2, que obrigaria o cotista a escolher entre um tipo de vaga e outro. Mudança que na prática diminuiria o número de alunos cotistas ingressando na UFRGS.
A proposta, elaborada pela Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), e que foi aprovada nesta manhã prevê que o ingresso dos alunos beneficiados pela reserva de vagas ocorra nos dois semestres e que os classificados para o segundo período do ano não sejam remanejados para o primeiro em caso de desistência de outro aprovado. Essas alterações tiveram o apoio da comunidade universitária.
A resistência da comunidade acadêmica contra as mudanças negativas comprovou que o a luta gera resultados. A votação foi adiada três vezes: por um pedido de vistas (com a participação da Assufrgs), pela ocupação do prédio no Campus Central e, por último, pelo desrespeito ao prazo mínimo para votação da emenda (esta, por determinação da Justiça Federal).