Categoria reforça posição de enfrentamento aos retrocessos
Em assembleia geral da ASSUFRGS, realizada na Faculdade de Economia da UFRGS, os técnico-administrativos em educação da UFRGS, UFCSPA e IFRS abordaram os retrocessos enfrentados pela classe trabalhadora com o atual Governo Federal de Michel Temer. O Congresso Nacional tentará aprovar a reforma da Previdência ainda no primeiro semestre deste ano, seguida da reforma trabalhista. Além da presença dos técnico-administrativos também estiveram presentes representantes dos docentes e estudantes.
Categoria estará nas mobilizações de março
Assim como fizeram parte da luta contra a PEC 55, que foi aprovada e congelará os investimentos em educação e saúde pelos próximos 20 anos, os técnicos da base da ASSUFRGS também estarão na linha de frente no enfrentamento às contrarreformas do governo golpista neste 2017. Neste sentido a ASSUFRGS convida sua base para participar da seguinte agenda nos próximos dias:
08/03 – Greve Internacional das Mulheres
A data não será de paralisação mas o sindicato orienta que todos os servidores podem exercer seu direito de participação em atividades sindicais para comparecer nas diversas ações previstas neste dia.
5h30m – Concentração para marcha na Ponte do Guaíba, puxada pelas mulheres da Via Campesina
8h – Ato em frente ao INSS
14h – seminário: "Estado, Reformas e Serviços Públicos"
Local: Faculdade de Educação UFRGS
Lançamento da cartilha sobre as reformas (previdência, trabalhista e tributária) e Relação do Trabalho.
17h – concentração em frente à FACED para caminhada em direção ao centro de Porto Alegre na marcha das mulheres contra a reforma da Previdência!
15/03 – Paralisação Nacional contra a Reforma da Previdência
Contra o alinhamento da administração da UFRGS com o governo golpista
Outro ponto de destaque da assembleia desta tarde foram os atuais retrocessos da administração da UFRGS. No último encontro entre a reitoria e a ASSUFRGS, o Reitor Rui Oppermann afirmou que entrou em contato com o MEC, do atual governo golpista, para pedir indicação de como deveria lidar com a situação do login como forma de controle de frequência dos técnicos, culminando na decisão de pressionar mais uma vez a categoria a se logar, com um possível novo ofício sendo enviado nos próximos dias. Segundo informações da própria administração da UFRGS cerca de 50% dos servidores não estão logando, pórtanto esta é uma luta que seguimos firmes e o não login segue sendo a posição e orientação da ASSUFRGS, por entender que este não é um sistema seguro e democrático, não regulamentado e discutido com a categoria.
Entre os encaminhamentos da assembleia estão: o não login; cobrar a reitoria uma negociação efetiva com a ASSUFRGS sobre o controle de frequência; respeito ao processo desenvolvido pelos representantes dos técnicos e da Administração, que culminou na aprovação das regras de flexibilização na UFRGS; pela assinatura de todos os planos aprovados pela comissão de flexibilização; reconhecimento do direito a participação em atividades sindicais e liberações de dirigentes sindicais sem ônus ao sindicato;
Delegados da Plenária Nacional da Fasubra
A plenária nacional da Fasubra, marcada entre os dias 17 e 19 de março, é ponto fundamental para as articulações nas mobilizações que estão por vir contra a retirada de direitos dos trabalhadores. O encontro terá a seguinte pauta: Informes Nacionais e de Base; Seminário sobre Reforma da Previdência; Conjuntura Nacional/Plano de Lutas; Confasubra (congresso nacional da Fasubra); Prorrogação do Mandato da Direção;
A ASSUFRGS tem direito a cinco delegados e foram escolhidos pela assembleia desta quinta-feira os nomes de Rafael Berbigier de Bortoli, Berna Menezes, Rui Muniz, André Mortari e Luci Mari Leite Jorge. Silvio Corrêa estará presente como observador.
A assembleia deliberou a linha de atuação dos delegados: construir um plano de lutas unificado com centrais sindicais, federações e confederações, sindicatos, movimentos sociais para a derrota das Reformas da Previdência e Trabalhista; defender a transferência do Confasubra, com prorrogação do mandato da atual direção da Fasubra.