Categoria decide aderir ao Login a partir do dia 01º de Agosto
Em assembleia realizada na manhã desta quinta-feira, 20 de agosto, na Faculdade de Economia da UFRGS, a categoria dos Técnico Administrativos em Educação decidiu pela adesão ao sistema de Login para o controle de frequência da jornada. A decisão se dá como forma de defesa dos colegas que seguem até o momento não logando, contra a possibilidade de um processo administrativo, apontado pela universidade em ofício encaminhado às direções das unidades. A assembléia também decidiu que após a adesão ao login os técnicos devem realizar horário comercial em relação ao atendimento do público externo.
Ficou definida uma reunião ampliada da categoria no dia 01º de agosto. Entre os pontos que devem ser apresentados estão a flexibilização e liberdade sindical.
Outras deliberações foram a continuidade das lutas históricas da categoria como a flexibilização da jornada de trabalho para as 30h, a busca pela democracia na comunidade da UFRGS através da paridade e melhores condições de trabalho.
Ao final da assembleia uma delegação de Técnicos se encaminhou à Reitoria para informar à administração a decisão coletiva e cobrar abertura de negociação. Saiba mais aqui.
Informes gerais
Durante a assembleia a categoria foi informada sobre as resoluções da Plenária Nacional da Fasubra (saiba aqui), incluindo os detalhes sobre o 23º CONFASUBRA. Foi detalhado também as recentes mobilizações acerca dos cortes de verbas dos Institutos Federais de Ensino Superior. Está marcado um ato na Assembleia Legislativa, para a segunda quinzena de agosto para discutir a situação, com a presença das reitorias das universidades e IFs. Ficaram definidas também visitas às Câmaras Municipais dos municípios que possuem uma unidade do IFRS.
A assembleia também apoiou a realização de uma moção de apoio ao colega Daniel Dambrowski, da Universidade Federal de Santa Catarina, que enfrenta um processo que recomenda sua exoneração do serviço público por estar à frente da greve das 30 horas da categoria na UFSC.
A colega Angela, do INCLUIR da UFRGS, ressaltou durante a Assembleia o movimento nacional de contratação de profissionais ligados à area da inclusão para Intituições Federais de Ensino através de terceirização. Vagas nestas condições foram recém abertas, incluindo algumas para o RS.
Também foram destacadas algumas atividades como o ato em defesa da creche da UFRGS que deve ser realizado nesta sexta-feira (saiba aqui) e a realização de uma roda de conversas em frente à FACED, às 11h, no dia 25 de julho, Dia Nacional da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha. A atividade está sendo organizada pelo GT Mulheres da Assufrgs.