Nota da Assufrgs sobre o julgamento de Lula no TRF4
O julgamento no TRF4, marcado para o dia 24 de janeiro em Porto Alegre, tem acima de tudo o objetivo político de retirar Lula da disputa eleitoral de 2018.
Muito além da discussão jurídica sobre a inexistência de provas concretas e a fundamentação baseada em convicções, o que está marcado para ocorrer é um julgamento político. Trata-se de mais uma etapa do golpe contra os trabalhadores. Os golpistas estão dispostos a acabar com a democracia para acentuar o projeto de desmonte dos serviços públicos, retirada de direitos trabalhistas, ataque a minorias e avanço da desigualdade.
Defendemos os direitos democráticos duramente conquistados pelo povo brasileiro, e que mais uma vez estão em perigo. Temos críticas ao governo e às posições políticas de Lula, materializadas nas greves e mobilizações que dirigimos contra a política de seu governo. Mas defendemos que o povo deve decidir soberanamente se quer ou não esse presidente ou aquele, não cabendo à justiça impossibilitar candidaturas que não lhe agradam, enquanto tantos corruptos andam livres e ocupam altos cargos, jogando com a vida e dignidade da população.
Coordenação da Assufrgs Sindicato
22 de janeiro
9h – Conferência Internacional dos Partidos de Esquerda, na FETRAFI (R. Cel. Fernando Machado, 820)
18h – Grande ato com juristas em defesa da Democracia (local)
23 de janeiro
9h Plenária das Mulheres pela Democracia com Dilma, FETRAFI (R. Cel. Fernando Machado, 820)
14h – Abertura do FSM no Auditório Dante Barone na Assembleia Legislativa
16h – Concentração para Grande Marcha na Esquina Democrática e Ato Cultural
24 de janeiro
Vigília e ato público em frente ao TRF4