Nota de apoio à ocupação da reitoria da UFRGS pelos movimentos negros
A ASSUFRGS manifesta seu apoio aos movimentos dos estudantes negros responsáveis pelo akilombamento da reitoria da Universidade Federal do Rio Grande do Sul na luta contra o retrocesso na política de ações afirmativas. A ocupação busca garantir que as ações afirmativas sejam destinadas a quem realmente tem esse direito, com o objetivo de construir uma universidade mais plural e democrática.
A ASSUFRGS reivindica que o movimento seja recebido pela reitoria da UFRGS e que sejam estabelecidos canais de verdadeiro diálogo, com vistas a reestabelecer a decisão do Consun 212/2017, desfigurada por portarias do reitor.
A construção de uma Universidade “múltipla” passa pelo diálogo com todos os segmentos da comunidade universitária e com os movimentos sociais, assim como pelo respeito às decisões construídas coletivamente. Passa também pela ampliação da democracia interna por meio da paridade, reconhecendo que estudantes, técnico-administrativos e professores têm a mesma importância e a mesma responsabilidade na definição dos rumos da UFRGS.
Foto: Estudantes negros protestam diante da Reitoria após a conclusão da aula pública no final da tarde de quarta | Guilherme Santos/Sul21