Assembleia Geral da Assufrgs elege delegados para plenária da Fasubra

Realizada na tarde deste dia 07 de junho, dia nacional de lutas das universidades e institutos federais, a Assembleia Geral da Assufrgs contou com informes do XXIII Confasubra, realizado de 06 a 11 de maio em Poços de Caldas, MG.

Frederico Bartz, coordenador de formação da Assufrgs e delegado do Confasubra, destacou a qualidade do debate durante os dias de conferência. “A maneira como o debate se desenrolou no Confasubra mostrou que é necessário garantir a democracia, o futuro do fim desse estado de isenção, da garantia das eleições, da liberdade Lula se candidatar, mas sem se esquecer de uma luta local, com organização das bases e chamar seminários e atividades como a de hoje. É imprescindível, e a Fasubra colocou isso como principio, participar das lutas, organizar a base, articular luta corporativa e luta política, trazendo sempre os grandes debates para a realidade do cotidiano, acho que esse foi o grande ganho do Confasubra.” Foi lembrada também que a Fasubra terá a partir de agora uma gestão de 3 anos e que foi criada uma pasta LGBTI.

Para ampliar a discussão do plano de lutas da Fasubra e da Assufrgs, a coordenação sugeriu o encaminhamento de encontros por instituição para discutir as definições da luta da categoria. As datas devem ser marcada após a próxima plenária da Fasubra, que ocorre no dia 16 de junho. A eleição de delegados para esta Plenária teve apresentação de uma chapa única, composta pelas colegas: Márcia Tavares, Sibila Binotto, Antonieta Xavier, Luci Jorge e Joana . Na suplência ficaram os colegas Laís Magbel e Izaias

A assembleia também aprovou uma moção de repúdio à escolha da reitoria da UFRGS que liberou apenas estudantes e professores, sem considerar que os técnico-administrativos e terceirizados também enfrentaram os mesmos problemas de locomoção durante os dias de greve dos caminhoneiros. A assembleia aprovou proposta que os TAES busquem aprovar moções semelhantes, a exemplo da Faced. Confira aqui o texto da moção.