Assufrgs realiza primeiro seminário LGBTI

Organizado pela Coordenação de Formação da Assufrgs em parceria com Antonieta Xavier, aposentada da UFRGS, o 1º Seminário LGBTI da Assufrgs Sindicato, dá o pontapé inicial para a retomada desta pauta dentro dos planos de lutas do sindicato que representa os técnico-administrativos da UFRGS, UFCSPA e IFRS. No último Confasubra, a Federação da categoria criou a pasta LGBT, dando sinal para que o tema seja abordado de maneira mais recorrente pela categoria nas universidades e institutos federais.

Com a presença de dois grandes nomes para o movimento LGBTI de Porto Alegre, Roberto Desobedeça e Claudia Garcia, o Seminário realizou um amplo resgate sobre as histórias do movimento na capital. lembrando como se deu o início da cultura de resistência LGBT nos anos 70 com as casas noturnas, em plena ditadura militar, e a politização desse movimento ao longo dos anos. Claudia Garcia lembrou que “infelizmente estamos em um momento de retrocessos para o movimento. Nos últimos dez anos aumentou o número de mortes da população LGBTI em nosso país, que atualmente é o país que mais mata homossexuais no mundo, e as pautas importantes como a criminalização da homofobia e a discussão da orientação sexual no ambiente escolar retrocederam.”

O seminário contou também com falas de dois nomes da cena LGBTI na cidade, Agni Oliveira e Athos Souza, compartilharam sua trajetória e abordaram o tema da transexualidade, suas dificuldades em acesso à saúde, educação e mercado de trabalho. Mariane Quadros, Coordenadora Geral da Assufrgs Sindicato, ressaltou que falar sobre sexualidade no ambiente de trabalho é fundamental para criar um ambiente mais acolhedor e livre de preconceitos em nossas universidades, tanto para os colegas de trabalho, como para a comunidade que atendemos”.

Galeria de Fotos