Assembleia da UFRGS aprova Plenária no dia 15 de agosto para debater retrocessos na UFRGS, paridade e conjuntura nacional
Realizada na tarde do dia 18 de julho, na Faculdade de Economia, a Assembleia Geral da categoria na UFRGS aprovou por unanimidade a realização de Planária para o dia 15 de agosto. A plenária será construída através de reuniões nas unidades da universidade, onde serão eleitos representantes de cada local de trabalho e discutidos previamente os temas que serão abordados na plenária. Confira o regimento completo, clicando aqui.
A Assembleia iniciou com informe sobre a situação da integração do login com a frequência. Segundo Charles Almeida, Coordenador Geral do sindicato, a reitoria não cumpriu seu papel de avisar a categoria sobre o possível inicio da integração. “O reitor, em reunião com a Assufrgs, em meados de maio, havia se comprometido a conversar com o sindicato antes do inicio da integração. Nos trouxe muita preocupação a informação de que iniciaria esse processo agora em agosto. Solicitamos então uma reunião com reitor assim que os boatos da integração começaram a surgir, mas não fomos até agora atendidos. Agora, para discutir esse assunto junto à categoria, estamos propondo repetir o formato de Plenária, que foi bem sucedido em abril do ano passado.”
Sobre a implantação do ponto biométrico, o advogado Guilherme Pacheco Monteiro, ressaltou que a Assufrgs teve acesso às informações sobre ele apenas após requerimento judicial. “As informações chegaram somente agora, após provocação judicial, e a assessoria jurídica do sindicato está analisando esse material para saber o que podemos requerer, ou não, da administração daqui pra frente.”
Rafael Berbigier afirmou que é “lamentável essa postura da administração central, de enfrentamento contra os técnicos, em uma conjuntura de golpe, com cortes nas universidades. É muito trite que tenhamos que nos reunir nessa conjuntura para debater questões internas como o login. A nossa categoria é a vanguarda na luta em defesa das universidades e institutos federais, e isso não está sendo respeitado pela administração da UFRGS!”
Durante o resto do debate a categoria ressaltou a importância de abrir a pauta da plenária, focando não somente na questão do login, mas ressaltando também a conjuntura do país, com retirada de direitos e cortes no orçamento das universidades, além da defesa da paridade dentro da universidade como forma de melhorar a correlação de forças para o enfrentamento em defesa da universidade pública e dos técnicos. Após os debates foi realizada a leitura da proposta de regimento da plenária, sendo aprovadas pela assembleia mudanças nos artigos 1º, 7º e 13º do regimento apresentado.
A Plenária da UFRGS para discutir os retrocessos dentro da universidade e a conjuntura ficou marcada para dia 15 de agosto, às 14h, na Escola de Enfermagem. As reuniões nas unidades devem ser marcadas com até 48 horas de antecedência através do e-mail secretaria@assufrgs.org.br. Confira aqui o regimento completo.
A categoria também aprovou por unanimidade, com uma abstenção, a adesão à greve geral do dia 10 de agosto, que está sendo chamada pelas centrais sindicais e movimentos sociais como o DIA DO BASTA! Mais informações sobre esta mobilização serão divulgadas em breve.
Galeria de fotos