UFPel emite circular às unidades liberando técnicos para exercer atividades sindicais

Diferente da postura que vem sendo adotada pela reitoria da UFRGS, a administração da UFPel acatou o movimento dos técnico-administrativos por maior liberdade sindical na universidade e uma melhor relação de trabalho na universidade.

A coordenação do Asufpel-Sindicato, seguindo deliberação de assembleia, exigiu a realização de reunião com o Reitor na manhã do último dia 18 de julho, para abordar o tema “Relações de trabalho na UFPel” sendo recebidos pelo Vice-Reitor, no exercício da Reitoria. Após o encontro ficou decidido que a administração acataria as seguintes demandas da categoria:

1 – Emissão de circular informando as unidades que os técnico-administrativos da UFPel estão liberados do trabalho para participar das assembleias do ASUFPel sindicato e demais atividades sindicais.

2 – A portaria 1098/2018 que impede o estudo formal dos trabalhadores será suspensa e a reitoria vai debater sua revogação.

3 – O controle eletrônico de ponto nas bibliotecas será revogado.

A decisão favorável à categoria na Universidade Federal de Pelotas comprova que basta vontade política da administração da universidade para assumir uma postura de liberdade sindical no ambiente da instituição.

No dia 15 de agosto é a vez dos colegas da UFRGS debaterem suas pautas internas. Para a data está convocada Plenária da categoria. Os delegados para esta plenária devem ser eleitos através de reuniões nas unidades. Confira aqui as reuniões já confirmadas e como marcar o encontro em sua unidade. 

Lei mais:

-> Agenda das reuniões nas unidades para Plenária do dia 15 de agosto

-> Plenária, dia 15 de agosto: agende reunião de sua unidade para eleição de representante

-> Assembleia da UFRGS aprova Plenária no dia 15 de agosto para debater retrocessos na UFRGS, paridade e conjuntura nacional