Encontro dos TAEs do IFRS reforçou a importância de fortalecer a luta em defesa da educação profissional, científica e tecnológica
Realizada na tarde do dia 24 de julho, no auditório da Assufrgs, o encontro dos técnicos administrativos do IFRS iniciou com a apresentação da análise de conjuntura nacional com Berna Menezes, coordenação geral Assufrgs, e Mario San Segundo, prof. Campus Viamão e presidente do SINDOIF Seção Sindical do ANDES IFRS.
O professor lembrou o inicio da educação profissional no Brasil e dos Institutos Federais em seu contexto histórico. Também os ataques à educação pública com a reforma do ensino médio e a PEC 55, ressaltou a importância da luta nos campi pela manutenção e aumento das matrículas nas modalidades ensino médio integrado e proeja para todos, potencializando o acesso. “Não podemos permitir uma reelitização! Devemos defender políticas contra hegemônicas”. Finalizou sua fala com a importância da participação do técnico- administrativo nos projetos de ensino, pesquisa e extensão nas instituições de ensino. Confira o artigo: “Os ataques aos Institutos Federais: a restauração neoliberal radical no governo Temer”
Na segunda parte do encontro, foram apresentadas as resoluções do Confasubra e aberto aos representantes do IFRS no Confasubra para relato: Alaor Souza (Campus Alvorada), Izaias Quintanta (Campus Canoas), Jade Monteiro (Campus Osório) e Suzane Mello (Campus Rolante). Izaías destacou a importância dos encaminhamentos e debate dado no congresso em relação aos Institutos Federais. Frisou ainda que a categoria deve participar dos eventos, assembleias, debates entre outros chamados pela Assufrgs e Fasubra. Também solicitou que seja reforçado pela Fasubra, a reunião dos Institutos Federais da Região Sul, proposta no referido evento.
Encaminhamentos do ponto:
A categoria decidiu encaminhar à coordenação da Assufrgs a proposta de criação do GT local da Rede de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, com o objetivo de realizar o debate e estudos na temática, fortalecendo assim a representação no GT Nacional Rede de Educação Profissional, Científica e Tecnológica Nacional, proposto no último congresso.
Logo em seguida foi lido o relatório da reunião com reitor Júlio Xandro Heck . Aberto para o debate, Adriana Ramos informou que foi eleita coordenadora da CIS central e fez o relato da reunião na reitoria no dia 18 de julho de 2018, esclarecendo vários pontos. Em resumo, a CIS central e dos campi, irão realizar revisões em documentos relativos à capacitação, flexibilização, mobilidade e redistribuição de vagas, entre outros. Se colocou a disposição para em conjunto com a Assufrgs elaborar uma política contra o assédio moral e outras ações sobre esta questão.
Marlise Santos ratificou a proposta da reitoria em relação as ações afirmativas no IFRS. Foi criada, recentemente, a Direção de Assistência estudantil, assumida pelo professor Neudy Alexandro Demichei, Campus Viamão; Assessoria de ações inclusivas na reitoria e a Assessoria de ações afirmativas, inclusivas e diversidade em Porto Alegre, que será assumida por ela. Ressaltou da importância das discussões sobre as questões raciais, de gênero e sexualidade nos campi.
Encaminhamentos do ponto:
Assufrgs:
– Elaboração da política contra o assédio moral, em conjunto com CIS e Assufrgs.
– Reuniões trimestrais para categoria IFRS.
Reitoria IFRS:
– Solicitar que nas formações pedagógicas dos campi, o tema assédio moral seja pauta.
– Reforçar a questão proposta pela categoria no programa, paridade no Consup. Considerando que a maioria dos diretores gerais são docentes. Não está havendo proporcionalidade de representação.
– Liberação da carga horária para técnicos administrativos desenvolver projetos de ensino, pesquisa e extensão no IFRS, através de documento expedido pela reitoria. Não somos favoráveis que a decisão fique a cargo da direção do campus.
Consulta à categoria IFRS
Após apreciação dos presentes, foi realizada as alterações da consulta à categoria IFRS, adaptando as prioridades gerais e locais. Em breve será disponibilizada on-line para o preenchimento.