Consulta da Assufrgs à categoria: 72% desaprovam atual reitoria da UFRGS
A Assufrgs Sindicato realizou pesquisa à categoria de técnico-administrativos em educação da UFRGS, do dia 10 de julho ao dia 13 de agosto. A pesquisa ocorreu através de consulta online no site do sindicato e de forma física, em formulário impresso para preenchimento.
Um dos objetivos foi saber como a categoria percebe o trabalho realizado pela coordenação do sindicato e pela administração da universidade. A Assufrgs prepara uma consulta semelhante para os técnico-administrativos da UFCSPA e do IFRS. Ao todo 350 colegas da UFRGS expressaram sua opinião.
Dos números coletados, 72,9% dos técnicos desaprovam a administração Oppermann, apontando como péssima ou ruim; 67,9% descreveram a atual pró-reitoria de gestão de pessoas, também como péssima ou ruim, e 59% aprovam a atual coordenção da Assufrgs, a considerando boa ou excelente. Confira abaixo os gráficos construídos a partir dos dados coletados na pesquisa:
A consulta tratou também sobre quais devem ser as principais pautas do sindicato para o próximo período. Entre as opções sugeridas pela pesquisa estavam as pautas: Luta pela data base, Reajuste de salário, 30h para todos e combate ao assédio moral. Os técnicos deveriam indicar de 1 a 3, as suas pautas mais importantes. Sendo a de número 1, a de maior relevância. Muitos colegas porém indicaram mais de uma pauta com o número 1, e outros indicaram apenas as pautas de maior relevância, sem numerá-las. Deste modo destacamos aqui as três pautas mais indicadas no geral:
A pauta mais citada pelos colegas foi o reajuste de salário, com 337 respostas, sendo 56,4% delas à colocando como prioridade principal do sindicato. Em segundo lugar, como mais citada, está a pauta da data-base, com 334 respostas. 66,2% dessas respostas também colocaram o assunto como prioridade. A terceira pauta mais citada foi a 30 horas para todos, com 321 indicações, delas 59,2% como prioridade primeira.
A Assufrgs indagou aos técnicos quais deveriam ser as prioridades locais, os seguintes temas: ampliação da flexibilização, luta pela paridade, liberação para atividade sindical, contra a interligação do login com a frequência, melhorias em garopaba e sede campestre, ampliação do atendimento na sede centro da Assufrgs e ampliação do atendimento na subsede do Vale Assufrgs.
A pauta mais indicada pelos colegas que participaram da pesquisa foi a luta pela paridade, com 329 indicações, sendo 65,3% dessas como prioridade primeira. Em segundo lugar a pauta da ampliação da flexibilização, onde 52,5% destes também a colocaram como prioridade de maior importância. A terceira pauta mais citada foi contra a interligação do login com a frequência, com 279 respostas, destas 43,7% à colocaram em primeiro lugar.
CLIQUE AQUI PARA CONFERIR TODOS OS GRÁFICOS E O RESULTADO COMPLETO DA PESQUISA À CATEGORIA: UFRGS