Reitoria afirmou que retornará as pautas da categoria até o dia 18 de setembro

Na tarde desta terça-feira, 21 de agosto, a Assufrgs Sindicato realizou ato em frente à reitoria e se reuniu com a administração da UFRGS para reapresentar as pautas da categoria, reafirmadas após plenária que ocorreu no último dia 15 de agosto. Após a adesão do login em agosto de 2017, a reitoria prometeu que negociaria as pautas da categoria, porém, mesmo com alguns encontros durante este período, as pautas não tiveram um avanço efetivo.

Para marcar o aniversário de um ano sem efetiva negociação, a Assufrgs convocou colegas da categoria para uma concentração em frente à reitoria, que contou com um bolo de aniversário em alusão aos 12 meses sem avanço nas pautas e cartazes com as demandas da categoria: flexibilização, paridade e liberdade sindical.

A reunião contou com os coordenadores da Assufrgs Mariane Quadros e Charles Almeida; a coordenadora licenciada da Assufrgs e da Fasubra, Berna Menezes; e os representantes da plenária, Rafael Tams e Gabriel Focking. Estavam presentes pela Progesp Maurício Viegas e Vânia Pereira e pela reitoria Rui Oppermann, Jane Titikian e João Roberto Braga de Mello.

A coordenação do sindicato ressaltou que neste último ano não houve efetivo avanço nas negociações das pautas da categoria e que os técnico-administrativos seguem encontrando dificuldades para a liberação de atividades sindicais, problemas em relação ao sistema de login, burocracia na flexibilização e um silêncio por parte da administração sobre a paridade na UFRGS. Foi informado que a plenária estava dando um prazo de 30 dias para algum retorno da reitoria.

Oppermann afirmou que essas demandas já haviam sido discutidas anteriormente pela administração junto ao sindicato, ressaltando impedimentos legais em algumas delas, como a questão do login e flexibilização e sinalizando 2019 como o ano em que a paridade será discutida. A Assufrgs contra argumentou que existem pontos em relação às pautas que podem ser discutidos com calma, e que para isso seria interessante partir da reitoria a sinalização da construção de um grupo de trabalho, ou alguma instância que possibilite a análise dessas pautas, em conjunto entre administração e sindicato.

Ao final da conversa a reitoria concordou em considerar a possibilidade de criação de canais permanentes de trabalho acerca das pautas dos técnicos. “Já tivemos essa experiência em outros momentos e acho importante avançar nos pormenores e nas formas como as coisas se colocam, para então haver compreensão e flexibilidade das visões.”, afirmou Oppermann.  A reitoria concordou em dar um retorno antes do dia 18 de setembro em nova reunião com a Assufrgs. No dia 18 de setembro o sindicato chama Assembleia, às 14h, no auditório da Fabico.

Galeria de Fotos