Fabico realiza painel “Resistências pautadas em práticas afrocentradas”, dia 31 de agosto

Nesta sexta-feira, 31, acontecerá o painel “Resistências pautadas em práticas afrocentradas”, a partir das 18h30, no auditório I da Fabico, localizado na Rua Ramiro Barcelos, nº 2705, próximo ao Planetário. O evento é aberto ao público e gratuito. As inscrições podem ser feitas no link. Haverá a emissão de certificado e atividade estará aberta aos servidores como capacitação.

O painel terá a presença de quatro mulheres que coordenam projetos sobre o tema: Perlas Santos, organizadora do “Meninas Crespas”; Larisse Moraes, do “Afroativos”; Maria Cristina Ferreira dos Santos, do Sopapo Poético, e Karen Souza Pinheiro, Diretora do Departamento de Direitos Humanos da Ajuris (Associação dos Juízes do Rio Grande do Sul). A mesa será mediada pelo Docente do Departamento de Ciência da Informação, Rodrigo Caxias.

Observando demandas políticas e sociais que se consolidam entre as preocupações de alunos, técnicos, docentes e a comunidade externa à universidade, este projeto de extensão se efetiva como alternativa de proporcionar maior visibilidade à temática das relações étnicas e de gênero no âmbito da Universidade. A atividade é uma iniciativa que parte da Comissão de Graduação do Curso de Arquivologia, tendo como foco a educação para as relações étnico-raciais com base nas atividades de extensão. Nesse sentido busca a partir de uma perspectiva afrocentrada, valorizar as iniciativas e práticas concernentes à memória, a identidade e promoção das coletividades negras e das ações nelas inclusas. A conformação da mesa de debate foi pensada para ajudar nesse objetivo levantado pelas Diretrizes Curriculares Nacionais, destacando a importância de observar uma variabilidade de projetos desenvolvidos pela comunidade negra.