CEDEM Assufrgs – Centro de Memória e Documentação, será lançado no dia 02 de outubro

A história é contada por meio de documentos, em suas mais variadas formas. Não fosse assim, a restrição de acesso a esses documentos e mesmo sua destruição não seriam medidas comuns a regimes nazifascistas, ditaduras e a seus agentes. Nesse sentido, a preservação documental é imprescindível à validação do documento como instrumento privilegiado de observação, análise e intervenção sobre a História.

No próximo dia 02 de outubro inauguramos o CEDEM – Centro de Documentação e Memória Assufrgs, com a realização de um coquetel e exposição de materiais históricos do sindicato, como fotos, impressos, camisetas e objetos.

O lançamento do CEDEM, é mais uma etapa do Projeto Memória Assufrgs, e atua no sentido de preservar a memória do sindicato por meio da salvaguarda dos documentos que acompanham a construção da organização dos trabalhadores da UFRGS, UFCSPA e IFRS. No CEDEM ficarão reunidos jornais, panfletos, cartazes, informativos, registros administrativos, fotografias e objetos vinculados à história da Assufrgs. A partir do lançamento pesquisadores interessados na história da Assufrgs, e da luta sindical, poderão consultar a documentação em dia e horário agendados. Noutro de seus eixos, o Projeto Memória ainda investe sobre a produção documental, por meio de entrevistas com integrantes do sindicato, que podem ser assistidas pelo endereço: memoria.assufrgs.org.br

A partir da constituição do Projeto Memória, a Assufrgs pretende trazer a público e proteger a história por detrás de eventos como a greve que, em 1984, paralisou toda a universidade, ou da luta contra o golpe e a reforma da previdência, manifestada pela greve em 2017. A história e a memória de lutas confluem nesse projeto, que convida pesquisadores e a comunidade em geral a se debruçarem sobre a trajetória da Assufrgs em suas mais diferentes expressões, mas que também busca aproximar-se da categoria, promovendo a identificação entre a História e seus construtores.