Evento na UFRGS debate os 30 anos da Constituição Federal, dia 09 de outubro
Por que, afinal, se chama a Constituição Federal de “cidadã”? E por que dizem que ela é avançada, se comparando com as de outros países? Depois de trinta anos, como se pode avaliar a aplicação do que se propôs? Com tantas emendas e reformas, ela ainda é a mesma?
Buscando contribuir para o debate sobre essas e outras questões relativas à Constituição Federal, promulgada há 30 anos, o Jornal da Universidade (JU) e o Instituto Latino-americano de Estudos Avançados (Ilea) promovem um debate que acontece no dia 9 de outubro, terça-feira, às 14h, no Salão de Festas da Reitoria da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Av. Paulo Gama, 110 – 2.° andar). A entrada é franca e aberta a todos os interessados.
A atividade reúne três professores da UFRGS para analisarem o tema:
– Aragon Dasso Júnior, professor do curso de Administração Pública. Pesquisa temas relacionados com reforma do Estado, direito regulatório, direitos fundamentais, democracia, participação cidadã, políticas públicas, saúde pública, globalização e processos de integração regional.
– Maria Lucia Moritz, professora do PPG em Ciência Política. Tem como principais temas de pesquisa discurso político, eleições, campanha presidencial, poder legislativo e partidos de esquerda.
– Rodrigo Valin de Oliveira, professor e vice-diretor da Faculdade de Direito. Atua principalmente em temas sistemas de governo, filosofia do Estado, direitos fundamentais, direitos humanos, controle de constitucionalidade, Supremo Tribunal Federal e Poder Judiciário.
A mediação é do jornalista e editor-chefe do Jornal da Universidade, Everton Cardoso.
O Jornal da Universidade é um veículo mensal da UFRGS, publicado pela Secretaria de Comunicação Social. Com reportagens, artigos e entrevistas, apresenta conteúdo aprofundado e que traduz a produção de conhecimento do ambiente acadêmico e pretende contribuir para a reflexão sobre a atualidade e sobre temas relacionados à universidade.
O Instituto Latino-Americano de Estudos Avançados é uma escola de altos estudos que promove atividades que contribuam para o progresso científico, acadêmico, tecnológico e cultural nacional e internacional. Entre as principais ações da entidade na UFRGS estão conferências, ciclos e debates sobre os mais diversos temas da contemporaneidade com pesquisadores e pensadores de diferentes áreas do conhecimento.
Contatos pelos telefones 3308.3368 e 3308.3497, pelo e-mail jornal@ufrgs.br ou pelo facebook.com/jornaldaufrgs.
Informações: Jornal da Universidade