Economistas da UFRGS defendem a reconstrução do sistema de estatísticas econômicas e sociais do RS

Em manifesto lançado no último dia 16 de outubro, economistas defendem a reconstrução do sistema de estatísticas econômicas e sociais do Rio Grande do Sul. O documento é subscrito por diversos professores da Faculdade de Ciências Econômicas da UFRGS e por pesquisadores de universidades como PUCRS, UFSC, Unipampa e Unisinos.

Por meio da carta, o grupo se dirige à sociedade gaúcha e aos candidatos ao governo do Estado com o objetivo de alertar sobre a necessidade de recriação do sistema de estatísticas públicas do Estado. Segundo o documento, a extinção das atividades da Fundação de Economia e Estatística (FEE) provocou a descontinuidade de serviços fundamentais para ações de planejamento de agentes públicos e privados do Rio Grande do Sul.

Como um dos prejuízos à sociedade com o encerramento da FEE, o grupo cita o cálculo do PIB – Produto Interno Bruto –, que era realizado pelo órgão. Sem a divulgação periódica do PIB do RS, “sociedade, comunidade empresarial e agentes públicos desconhecem o nível de atividade de sua economia, dificultando o entendimento sobre as razões de seu desempenho”, explica o documento.

Também assinam o manifesto membros de instituições de pesquisa, como o Dieese; e integrantes de organismos como o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE). A carta será entregue nos próximos dias aos dois candidatos ao governo do Rio Grande do Sul. Leia a íntegra do texto aqui.