Cine Assufrgs tem sessão do filme Pantera Negra em Viamão, Canoas e Porto Alegre
Dando sequência ao projeto Cine-Assufrgs Itinerante: Cinema e Resistência, a Assufrgs SIndicato realiza três sessões gratuitas do filme Pantera Negra, nas cidades de Viamão, Canoas e Porto Alegre, nos dias 20 e 21 de novembro. Após o filme rola bate-papo com a comunidade. A atividade é organizada pela Coordenação de Educação Política e Sindical da Assufrgs.
Uma das coisas mais importantes sobre Pantera Negra é que o longa-metragem extrapolou as fronteiras do mero entretenimento e se transformou um verdadeiro fenômeno cultural. Não era para menos. A produção da Marvel Studios não tem par em Hollywood. Nunca antes um filme tão caro (estimado em US$ 200 milhões) foi feito por um diretor negro (Ryan Coogler), roteiristas negros (Coogler e Joe Robert Cole) e estrelado por atores negros.
Com uma trama envolvente, o longa-metragem se destacou pelo respeito e responsabilidade que teve ao criar uma amálgama de homenagens para retratar uma África utópica, culturalmente vibrante e avançada tecnologicamente que jamais foi tocada pelo colonialismo. A disputa de poder entre o benevolente T’Challa (Chadwick Boseman), criado nas benesses de Wakanda, e o colérico Erik Killmonger (Michael B. Jordan), que experimentou o trauma do racismo institucional nos Estados Unidos, é o motor do filme e inspira boas discussões. Depois de jovens negros se mobilizarem em todo o mundo para prestigiar o filme nos cinemas, o longa-metragem da Marvel arrecadou US$ 1,3 bilhão em todo o mundo e se tornou o filme de super-herói de maior bilheteria de todos os tempos nos Estados Unidos.