Cine-Assufrgs exibe na Faced o documentário Arquitetura da Destruição

No próximo dia 29 de novembro, às 18h, na sala 101 da Faculdade de Educação da UFRGS, o projeto Cine-Assufrgs Itinerante realiza uma sessão do documentário sueco, Arquitetura da Destruição.

Lançado em 1989 e dirigido por Peter Cohen, o filme trata do uso da arte e da estética pela Alemanha nazista. O documentário narra os ideais estéticos nazistas que serviram de base para as violentas práticas de homogeneização da nação. A apresentação do Nazismo como uma ideologia estética é, sobretudo, o tema do documentário, que revela um lado pouco discutido do regime totalitário nazista. Adolf Hitler, líder do movimento, era um entusiasta das artes, tendo verdadeira obsessão pela estética greco-romana, onde destaca-se o ideal de perfeição talhado sobre os corpos: um ideal militar de beleza.

Hitler, segundo Cohen, era um pintor frustrado sonhando ser arquiteto. Tinha reverência pelas composições e ideologia de Richard Wagner (1813–1883), além de uma adoração pelas artes clássicas, o que tornava o contemporâneo abjeto, segundo sua lógica. Dessa forma, manifestações artísticas que se iniciavam, como, por exemplo, o cubismo e o dadaísmo, eram vistas como degeneradas ou de mau gosto, por apresentarem deformações.

A obsessão do regime hitleriano pelo “embelezamento” e “purificação” da nação levou a cabo ações extremas do governo como a dizimação do povo judeu e de todos aqueles que desviassem do padrão de beleza higienista nazista. Como consequência deste pensamento, houve um holocausto para além de físico, mas, cultural: o extermínio da produção artística e de outros povos.

Após a sessão tem um bate-papo sobre o tema. Participe!