Confira os novos encaminhamentos do Conselho das COSAT/UFRGS
O Conselho das COSAT/UFRGS realizou diversas reuniões desde março deste ano. Entre os trabalhos realizados estão ofícios com encaminhamentos para as Unidades, como o pedido de atendimento da NR 24, que trata de espaço de convivência para os trabalhadores. “Sabemos que a maioria das Unidades da UFRGS não atendem esta Norma, tendo como resultado, os servidores alimentando-se nos seus locais de atividades, que muitas vezes são insalubres”, ressalta Glória Tavares, Presidente do Conselho das COSAT/UFRGS.
Foram encaminhados ofícios ao DAS solicitando a criação do Formulário de Acidente e Incidente- FAIS que incluísse os alunos e terceirizados, conforme exemplo da UFCSPA, que inclui os quatro segmentos. Foi encaminha ao DAS também o número de ocorrências de acidentes e quais foram os procedimentos providenciados nestes casos. Segundo a presidente do Conselho “até o momento não obtivemos resposta”.
Neste período também foi criado um Grupo de Trabalho para analisar e propor encaminhamento de orientações para as COSAT sobre o primeiro atendimento. Estes documentos estão sendo encaminhados através das COSAT para as direções das Unidades, para ampla divulgação, utilizando o mesmo procedimento de primeiro atendimento, independente do local. Confira os documentos da COSAT, clicando aqui.
Outra preocupação do conselho foi explicitada em fala do técnico-administrativo, Rui Muniz, que fez esclarecimentos a respeito de NR 23- Proteção Contra Incêndio, sabendo que nenhum prédio da UFRGS tem PPCI. O GT vem trabalhando ainda na implementação das listas de verificação em todas as Unidades, Lista 1- Plano de Prevenção e Combate Contra Incêndio, Lista 2- Avaliação dos Ambientes da UFRGS, Lista 3- Avaliação da Saúde e Segurança dos Servidores.
“Estamos estudando a NR 9- Programa de Prevenção de Riscos Ambientais – PPRA, para dar orientações sobre a implementação nas Unidades, para detectar quais os riscos que os trabalhadores estão expostos nas suas atividades, sejam eles físicos, químicos, ergonômicos, acidentes ou biológicos.”
A NR 7 – Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional- PCMSO, será analisada após o levantamento de dados das listas de verificação e PPRA, com cobrança de implementação imediata pela Administração Central.
Confira abaixo algumas fotos das reuniões do conselho das COSAT/UFRGS: