Nova Coordenação da Assufrgs é empossada para a gestão 2019/2021

Tomou posse na noite da última sexta-feira (14) a nova gestão da Coordenação da Assufrgs Sindicato. A chapa é composta pela coordenação dos últimos três anos, junto com outras forças da base da categoria. Por Direitos e Democracia – A chapa da categoria, foi o nome dado à chapa que tem o objetivo de fazer um trabalho forte de retorno à base, para fortalecer o sindicato.

A posse contou com Cleusa Beatriz Camisolão como Mestre de Cerimônia. Além da presença da coordenação do Conselho de Representantes, Andreia Duprat e Ricardo Souza, dos colegas da base, e dos funcionários do sindicato, estiveram presentes: Neiva Lazzarotto, representando a Intersindical; Guilherme Monteiro, da assessoria jurídica do escritório CSPM – Advogados Associados; Roberto Ponte, da direção nacional do Andes; Katia Marco do Jornal Brasil de Fato; Mário Azeredo, da Frente Povo Sem Medo; e Bete Búrigo, seção sindical da Andes UFRGS.

A cerimônia iniciou com uma homenagearam, um minuto de silêncio, em memória do colega Mauro José dos Anjos. Seu Mauro faleceu durante o pleito eleitoral da nova coordenação da Assufrgs. Ele estaria na Coordenação de Aposentadoria. A coordenadora Márcia Tavares, comentou que Seu Mauro “tinha uma compreensão muito grande do papel dele como coordenador de aposentados. Um papel essencial de agregar essas pessoas, sempre disponível aqui na Assufrgs para tirar dúvidas, fazendo almoços pros colegas, programando atividades e a presença da base aposentada também nas lutas.” A substituição de Mauro na coordenação da Assufrgs deve ser aprovada em Assembleia Geral de Filiados.

Após a assinatura do livro de posse, os coordenadores gerais da nova gestão fizeram uso da palavra. Bernadete Menezes iniciou a fala agradecendo aos colegas de coordenação Rafael Berbigier e Silvio Correa. “Vocês vieram para engrandecer o trabalho desta coordenação, que está à frente do sindicato desde a última gestão. Vem para fortalecer em um momento difícil, de perseguição aos sindicatos e que sabemos será de retirada de direitos conquistados nos últimos 100 anos deste país. Por isso agora é um momento que precisamos girar para base, com seriedade e organização. Fortalecer o trabalho de base será o eixo central dessa nova gestão. O desafio será grande mas temos que resistir e nos unir, no conjunto das classes dos trabalhadores, com unidade política para enfrentar esse quadro.”

Charles Almeida apontou o desafio que a gestão irá enfrentar à frente de um sindicato, que traz consigo uma responsabilidade histórica de estar na “ponta de lança das lutas da classe trabalhadora nos últimos anos.” Para ele, enquanto sindicato, a Assufrgs sempre esteve na defesa dos direitos da classe trabalhadora. “Em 2017 nós conseguimos com a unidade dos trabalhadores, através de uma das maiores greves da nossa história, afastar a reforma da previdência. O cenário é difícil, mas temos que sempre trabalhar com a esperança de que a classe trabalhadora organizada conseguirá fazer frente às iniciativas de retirada de direito. Temos capacidade de disputar com a sociedade esse discurso. A maioria que votou em Bolsonaro não é a favor de perder direitos como 13º, aposentadoria e a universidade pública. Pra isso essa gestão terá que mobilizar novamente a base e articular com demais categorias. A categoria pode contar conosco, que estaremos defendendo cada um dos direitos, dos mais amplos aos menores. Estamos do lado certo da história e essa página nós vamos virar!”

Rafael Berbigier, destacou a abrangência do desafio do próximo período. “Estaremos defendendo as pautas de interesse direto da categoria, como as relações de trabalho, combatendo o assédio moral, que é muito presente nas nossas instituições – UFRGS, UFCSPA e IFRS -, a defesa da nossa carreira e do incentivo à qualificação. O maior desafio, porém, é da conjuntura, pela defesa da democracia, dos direitos sociais, e da própria existência das universidades públicas e dos institutos federais. O desafio será enorme e precisamos estar unidos, e para isso um intensivo de trabalho de base será essencial para chamar os colegas à defender nossos direitos, que serão ainda mais ameaçados no próximo período.”

Após a cerimônia de posse ocorreu confraternização com coquetel.  Confira quem é quem na nova coordenação:

 

Coordenação Geral

Bernadete de Lourdes Rodrigues de Menezes (FACED/UFRGS)
Charles Florczak Almeida (SECOM /UFRGS)
Rafael Berbigier de Bortoli (FABICO/UFRGS)

 

Coordenação de Educação Política e Sindical

Frederico Duarte Bartz (Fac. Arquitetura/UFRGS)
Silvio Roberto Ramos Corrêa (Aposentado/UFRGS)

 

Coordenação de Saúde e Segurança do Trabalhador

André Dias Mortari (Escola de Administração/UFRGS)
Maria Luiza da Silva Ramos (CIS/UFRGS)

 

Coordenação Jurídica e Relações de Trabalho

Alaor Ribeiro de Souza (IFRS Campus Alvorada)
Sibila Francine Tengaten Binotto (FACED/UFRGS)

 

Coordenação de Administração e Finanças

Jade de Oliveira Monteiro (IFRS Campus Osório)
Márcia Regina Pereira Tavares (Fac. Agronomia/UFRGS)

 

Coordenação de Divulgação e Imprensa

Mariane Souza de Quadros (Rádio CTE/UFRGS)
Marlise Paz dos Santos (IFRS Campus Rolante)

 

Coordenação de Cultura, Esporte e Lazer

Gilson Silva dos Santos (Fac. de Farmácia/UFRGS)
Rosane Procaska Pereira (Aposentada/UFRGS)

 

Coordenação de Assuntos de Aposentadoria

Laís Magbel Camisolão (Pensionista/UFCSPA)
Mauro José dos Anjos (Aposentado/UFRGS) – In memoriam

 

Galeria de Fotos