DestaquesIFRSNotícia

IFRS Porto Alegre suspende aulas devido à problemas na infraestrutura do prédio, no que diz respeito à prevenção de incêndio

Os servidores do IFRS Porto Alegre foram pegos de surpresa na noite desta segunda-feira (18), quando foram informados pela direção-geral do campus, através de uma portaria publicada no site, que o início do primeiro semestre letivo de 2019, previsto para quarta-feira (20), foi adiado, suspendendo as aulas por tempo indeterminado. 

O motivo da suspensão se deve à problemas na infraestrutura do prédio, principalmente na torre sul, na biblioteca, localizada na torre norte e PPCI, no que se refere à prevenção contra incêndios. Os problemas foram apontados em documento produzido por uma equipe multidisciplinar de servidores e apresentado à direção do campus.

Segundo a direção geral do Campus, “priorizando a segurança da comunidade que circula pela instituição e a preservação do patrimônio público, a decisão foi tomada como medida de precaução, em razão de questões relacionadas à infraestrutura dos prédios do campus no que se refere à prevenção contra incêndio.” A direção afirmou que as atividades administrativas serão mantidas, com o funcionamento dos setores em horário reduzido, das 8h às 14h.

A Assufrgs Sindicato, representada pelos coordenadores Marlise Paz e Frederico Bartz, participou uma reunião de emergência com a direção-geral do campus, já que a determinação de manter as atividades administrativas coloca em risco a segurança dos servidores técnico-administrativos. A reunião ocorreu às 12h, com representantes da Assufrgs, Andes, Adufrgs e direção do campus. “Marcelo Schmitt – diretor-geral do campus Porto Alegre -, se mostrou preocupado com a fala dos servidores e atendeu nosso pedido de dialogar sobre o funcionamento da campus”, afirma Marlise. “A proposta dele foi que o campus funcionasse de forma a garantir os serviços básicos, com uma equipe minima. Porém não foi detalhado, quantidade de pessoas por setor, que salas podem ser ocupadas com segurança, e o que se caracterizaria como serviço básico.” O diretor-geral garantiu que no decorrer desta terça-feira enviará uma proposta a ser encaminhada ao conjunto dos técnico-administrativos.

Para debater junto à categoria esta situação a Assufrgs Sindicato está convocando os servidores do IFRS PoA para uma reunião, nesta quarta-feira (20), às 10h, no saguão do campus, para construir em coletivo uma proposta que será apresentada para a direção-geral. A Assufrgs seguirá acompanhando a situação, e a construção de um comitê de crise, que teria, segundo a direção-geral, representação das entidades sindicais.

As aulas seguiram suspensas até a realização de vistoria e parecer das autoridades competentes, quando deverão ser divulgadas novas informações sobre o retorno às aulas e readequação do calendário acadêmico 2019.