Estado de alerta! MPF novamente questiona a UFRGS sobre registro de jornada por login!
Os membros da ASSUFRGS no GT criado pela Reitoria para a discussão das Instruções Normativas nº 01 e nº 02 – IN-01 e IN-02, emitidas em agosto e setembro pelo MPOG, foram informados pela presidente do GT de que o Gabinete do Reitor enviou ofício ao grupo relatando “o recebimento de expediente do MPF solicitando a manifestação sobre a não vinculação do Ponto Eletrônico com a Folha de Pagamento”. Foi informado ainda que o questionamento do MPF foi motivado por denúncia e que a UFRGS tem 20 dias para apresentar resposta, porém ainda não sabemos a data que iniciou a contagem do prazo.
Ao informar do procedimento, a presidente da Comissão solicitou o esforço de todos os membros do GT para estarem presentes. O GT já tinha reunião ordinária marcada para a manhã desta quinta-feira, 14 de março, o que demostra o caráter emergencial do assunto.
A ASSUFRGS, através de seus representantes na Comissão está buscando mais informações sobre o expediente do MPF, mas nada ainda foi enviado pela presidência do GT. Nosso sindicato sempre atua em defesa da categoria e estará presente nesta reunião não somente para conhecer o conteúdo da denúncia, mas também para não sejam realizados quaisquer encaminhamentos sobre o assunto antes dos técnico-administrativos em educação tomarem ciência e deliberarem sobre o assunto em assembleia.
A experiência da imposição de registro de jornada por login nos mostra que quando as denúncias ao MPF envolvem a categoria dos técnico-administrativos, os desdobramentos tendem a ser danosos às condições de trabalho e de vida dos colegas. Devemos lembrar que o processo de imposição de registro de jornada, na UFRGS e também em muitas outras universidades, começou através de um movimento semelhante. Devemos permanecer em estado de alerta, pois pode estar começando agora mais um movimento no sentido de restringir direitos e aumentar a opressão sobre os técnico-admirativos em educação, através de modificações em um sistema que já não contempla as especificidades de uma Universidade.