Circuito Assufrgs/Andes mobiliza o Campus Alvorada
O 27 de março marcou o início do Circuito Assufrgs & Andes no IFRS – Diálogos sobre a Previdência Pública, uma iniciativa da Assufrgs Sindicato e do Sindoif – Seção Sindical do ANDES-SN no IFRS. O circuito iniciou pelo Campus Alvorada. Com a presença de docentes, técnico-administrativo(a)s em educação, servidore(a)s terceirizado(a)s e estudantes, o evento foi marcado pela interação entre o público, a assessoria jurídica e os representantes sindicais.
O advogado trabalhista Guilherme Pacheco Monteiro, da CSPM Advogados, a coordenadora da Assufrgs Sindicato, Jade Monteiro, e o presidente do Sindoif ANDES IFRS, André Martins, compartilharam com o público a percepção de que a proposta de Bolsonaro e Guedes interessa apenas aos banqueiros e ao capital especulativo. Os prejuízos a trabalhadore(a)s em geral, e a servidore(a)s públicos em particular, foram detalhados ao longo de quase 2h de debate.
O(a)s servidore(a)s presentes elogiaram a iniciativa, apontando a necessidade de se realizar atividades com abrangência maior, buscando atingir também a comunidade externa dos campi do IFRS. Foi apontada, ainda, a necessidade de se buscar uma melhor interlocução com organizações que promovem o enfrentamento à reforma da previdência no município de Alvorada.
Como sugestão foi apontada a necessidade de se apostar em mídias alternativas, com produção de vídeos e exibição em canais do youtube, visando fomentar as críticas a proposta de Bolsonaro e Guedes. E a necessidade dos sindicatos retornarem ao campus para eventos ampliados, que contem, também, com os sindicatos locais do município.
Veja na sequência algumas imagens do evento no Campus Alvorada. Na próxima semana, o Circuito Assufrgs & Andes estará no Campus Restinga, em 2 de abril (terça-feira), e no Campus Canoas, no dia 4 de abril (quinta-feira). Programe-se e participe!
Fonte: Sindoif Andes