Dia 08 de abril tem Assembleia Ato em Defesa da Assufrgs, às 14h, na Faced
O plano de carreira, os direitos no contracheque, a resistência em busca de melhores condições de trabalho em nossas unidades, a defesa contra a retirada de direitos da população – previdência, universidade e saúde públicas – e a segurança jurídica da categoria, são todas conquistas de colegas na ativa, ou já aposentados, que ao longo dos anos contribuíram para que a luta da Assufrgs Sindicato seguisse firme e forte! Fortaleça nosso sindicato!
Os sindicatos brasileiros estão na mira de Jair Bolsonaro. É parte de uma estratégia de ataques violentos desferidos pelo governo de extrema-direita à classe trabalhadora e a tudo que possa representar um foco de resistência. Entra nesse pacote a reforma da previdência, que deixará na miséria a população idosa do país, quebrará o sistema de previdência pública, com o projeto de capitalização, e dificultará o acesso à aposentadoria, principalmente para as mulheres de baixa renda. Conscientes do papel importantíssimo que a Assufrgs Sindicato representou e ainda representa para a luta política deste país, convocamos a categoria a participar da Assembleia Ato em Defesa da Assufrgs, para a discussão e criação de uma campanha para a manutenção do sindicato. A Assembleia ocorrerá no dia 08 de abril, às 14 horas, na Faced.
A maneira encontrada por Bolsonaro para atacar os sindicatos é a Medida Provisória (MP) 873, que determina novas regras para o recolhimento da contribuição sindical dos colegas que são filiados. Publicada no dia 1º de março a MP estabelece que a colaboração do trabalhador deve ser paga via boleto, excluindo a possibilidade do desconto em folha, mesmo que aprovado pelo filiado. As mensalidades de maio, já estão ameaçadas com a nova medida. Muitos sindicatos já anunciaram que terão dificuldades de seguirem funcionando.
A Assufrgs, assim como outros sindicatos pelo país, conseguiu uma liminar favorável na Justiça Federal, pela manutenção dos descontos via contracheque. Porém a situação não é definitiva e a qualquer momento podemos estar novamente sem a garantia de que o desejo dos colegas filiados, de fortalecer o sindicato, seja garantido. O direito de liberdade sindical, inclusive, está na constituição.
Defender a Assufrgs é defender o futuro!
Além das pautas corporativas, a Assufrgs esteve presente de forma ativa em defesa dos direitos básicos da população ao longo dos anos. Somente no último período, participamos de lutas contra a PEC da morte, que congelou os investimentos em educação e saúde por 20 anos; contra a reforma trabalhista, que aumentou o desemprego e a informalidade no país; e derrotamos a reforma da previdência de Temer. Agora seguimos fortes contra a nefasta reforma da previdência de Bolsonaro. Para saber mais sobre ela, clique aqui.
Para chamar a atenção da necessidade de defender o sindicato convocamos a categoria para nesse dia 08 de abril, às 14h, na Faced participar da ASSEMBLEIA ATO EM DEFESA DA ASSUFRGS! Antigos e atuais servidores da base da UFRGS, UFCSPA e IFRS, de diferentes correntes, foram convidados para nesta assembleia resgatarem a importância do papel da Assufrgs na garantia dos direitos dos técnico-administrativos em educação e no fortalecimento da luta política para fora dos muros da universidade.
Sem um sindicato forte, nossos direitos, como Plano de Carreira, manutenção da paridade entre aposentados e ativos e combate ao assédio moral, estão ameaçados!
È o sindicato que dá segurança e vitórias jurídicas para a categoria! É o sindicato que encabeça os movimentos em defesa dos trabalhadores, da educação e aposentadoria públicas!
Fortaleça essa luta!