Faced realiza seminário sobre finanças públicas e financiamento da educação
Diante das ameaças de cortes nos recursos públicos para a educação, muitas questões precisam ser problematizadas: O estado deve gastar o que arrecada ou arrecadar o que gasta? Qual o montante e constituição da nossa dívida pública ? Quais seus impasses e alternativas? O que é o FUNDEB e quais seus limites e possibilidades? Quais os desafios que cercam a carreira e remuneração docente?
É nesse sentido que o Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), oferecerá entre 22 e 30 de abril um seminário sobre finanças públicas e financiamento da educação.
Com carga horária de 15 horas, ao todo são oferecidas 100 vagas para o seminário. As inscrições são realizadas pelo e-mail ppgedu@ufrgs.br e outros detalhes podem ser obtidos nesse site ou pelo telefone : 3308-3428
Com estrutura concebida pelo Núcleo de Políticas e Gestão da Educação, sob coordenação dos docentes Naira Lisboa Franzoi, Juca Gil e Nalu Farenzena, juntamente com os professores Rosa A. Chieza e Róber Iturriet Ávila, os participantes se reunirão em quatro encontros, nas segundas (à noite) e terças-feiras (à tarde), e dialogarão, de maneira simples e objetiva, sobre tributação e gasto público; dívida pública: composição, impasses e alternativas;o o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) e carreira e remuneração docente.
Foto: Tatyane Lukrafka