Professores da UFRGS aderem à Greve da educação no dia 15 de maio

Andes

Em assembleia geral realizada nesta quinta-feira (09), convocada pelo ANDES/UFRGS, os docentes presentes decidiram, por unanimidade, aderir à Greve Nacional da Educação, paralisando no dia 15 de maio. A deliberação já foi comunicada à Reitoria. Antes do dia 15, serão realizadas panfletagens para mobilizar a a comunidade universitária. Já está sendo confeccionado novo panfleto em defesa da educação e contra a Reforma da Previdência.

No dia 15, será realizada uma grande caminhada pelo centro de Porto Alegre, em parceria com técnico-administrativos e estudantes da UFRGS, IFRS e UFCSPA, professores e estudantes da rede estadual e municipal, entidades e movimentos da educação. Para a caminhada e os atos, haverá concentração em frente a Faculdade de Educação da UFRGS (Faced), a partir das 13 horas.

Adufrgs

Em Assembleia Geral Extraordinária da Adufrgs Sindical, realizada nesta quinta-feira, 9 de maio, os professores associados à Adufrgs também decidiram, por unanimidade aprovar o dia 15 de maio como o Dia Nacional de Luta em Defesa da Educação, conforme proposto pelo PROIFES-Federação e pela CNTE.

Os professores tiraram também realizar, neste dia, atividades nas diferentes instituições da base do sindicato, ações conjuntas com a comunidade (alunos, técnicos e professores), para discutir as consequências das políticas do governo federal para as IFES, paralisando as atividades de ensino, pesquisa e extensão, com a ocupação dos espaços dos campi.

O sindicato convoca a categoria a participar dos atos unificados que serão realizados neste dia em defesa da Educação e contra a reforma da Previdência e indicar a participação do sindicato na greve nacional de 14 de junho, participando de sua organização.