Marcha das Margaridas, dias 13 e 14 de agosto, levará 100 mil mulheres às ruas de Brasília

Desde o ano 2000, a cada quatro anos, camponesas de todos os estados marcham inspiradas pela história de Margarida Maria Alves, liderança assassinada por defender os direitos de trabalhadoras e trabalhadores rurais. Desde o seu surgimento, a Marcha vem se construindo como a maior e mais efetiva ação de luta das mulheres do campo, da floresta e das águas, contra a exploração, a dominação e todas as formas de violência e em favor de igualdade, autonomia e liberdade para as mulheres.

Em 2019 as mulheres irão uma vez ao centro do poder para serem vistas e para propor as políticas públicas que melhor atendem as demandas das agricultoras e agricultores familiares de todo o país. Neste ano a marcha está marcada para os dias 13 e 14 de agosto.

“Nos encontraremos para resistir aos retrocessos sociais, exigir o fim do racismo e da violência contra as mulheres, defender os direitos humanos e o meio ambiente.” São as mulheres trabalhadoras do campo, da floresta e das águas, que em marcha tecem suas experiências comuns de vida e luta. Quando surgiram no espaço público, as Margaridas se afirmaram como trabalhadoras rurais. A partir da Marcha de 2007 passaram a se nomear “mulheres do campo e da floresta”.

Em 2015, a denominação “mulheres das águas” foi incluída, para afirmar a diversidade das mulheres rurais, como agricultoras familiares, camponesas, sem-terra, acampadas, assentadas, assalariadas, trabalhadoras rurais, artesãs, extrativistas, quebradeiras de coco, seringueiras, pescadoras, ribeirinhas, quilombolas, indígenas e tantas outras identidades construídas no País.

Viagem da Assufrgs à Marcha das Margaridas

A Assufrgs Sindicato convoca a categoria para aderir à marcha. Estamos coletando os nomes dos colegas interessados em participar da viagem de ônibus a Brasília, para o ato que ocorre nos dias 13 e 14 de agosto.

As vagas são destinadas a colegas filiados, com preferência de vagas às mulheres, mas homens também podem participar. As inscrições podem ser feitas até o dia 15 de julho.

Interessados em uma vaga na viagem de ônibus devem preencher o formulário abaixo ou mandar e-mail para: secretaria@assufrgs.org.br, com nome completo, unidade de trabalho, se ativo, aposentado ou pensionista. Deixar também celular para contato.

O GT Mulheres da Assufrgs está organizando uma reunião preparatória para a Marcha das Margaridas, no Auditório da Assufrgs (Av. João Pessoa, 1392) para dia 27 de julho, às 16h.

Coordenação da Marcha das Margaridas

Coordenada pela Confederação Nacional de Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (CONTAG), suas 27 Federações e mais de 4 mil Sindicatos filiados, a Marcha das Margaridas se constrói em parceria com os movimentos feministas e de mulheres trabalhadoras, centrais sindicais e organizações internacionais. Este ano são parceiras da marcha as seguintes organizações:

Marcha Mundial das Mulheres – MMM
Articulação de Mulheres Brasileiras – AMB
União Brasileira de Mulheres – UBM
Movimento da Mulher Trabalhadora Rural do Nordeste – MMTR-NE
Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu – MIQCB
Conselho Nacional das Populações Extrativistas – CNS
Movimento Articulado das Mulheres da Amazônia – MAMA
GT Mulheres da Articulação Nacional de Agroecologia
União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária – Unicafes
Confederação de Organizações de Produtores Familiares
Camponeses e Indígenas do Mercosul Ampliado – Coprofam
Confederação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras Assalariados e Assalariadas Rurais – CONTAR
Comissão Nacional de Fortalecimento das Reservas Extrativistas Costeiros e Marinhos – Confrem Brasil
Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas – CONAQ
Movimento de Mulheres Camponesas – MMC
Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil – CTB
Central Única dos Trabalhadores – CUT