Comunidade da UFRGS diz NÃO ao Future-se, em sessão do CONSUN
Na manhã desta sexta-feira (16) o Salão de Atos da UFRGS recebeu uma sessão extraordinária do CONSUN para debater o programa Future-se. Mais de duas mil pessoas lotaram o espaço, que ficou pequeno para a quantidade de trabalhadores e estudantes interessados no tema. Muitos não conseguiram acompanhar a atividade da platéia e também lotaram o vão entre a Reitoria e o Salão de Atos e a sala anexa aonde foi transmitida a sessão em um telão. O encontro foi também transmitido pela UFRGS TV e pelo Facebook da Assufrgs Sindicato. Confira nossa transmissão, dividia em duas partes, nos vídeos abaixo.
Convocada conforme o regimento do CONSUN, por 1/3 dos Conselheiros da Universidade, a sessão extraordinária aprovou ao final do encontro, após amplo debate com os presentes e entidades representativas das categorias da UFRGS, uma nota de repúdio da comunidade universitária ao Programa Future-se.
Durante a fala de Frederico Bartz, Coordenador da Assufrgs, enquanto o Salão de Atos ainda estava completamente lotado, foi realizada uma votação com a comunidade presente, que por unanimidade aprovou o rechaço ao Future-se. A posição da comunidade foi confirmada pela aprovação do texto redigido pelos membros do CONSUN ao final da sessãopresidida pelo Reitor Rui Oppermann e a vice-reitora, Jane Tutikian. Confira o momento da votação da opinião da comunidade universitária no vídeo abaixo, a partir do trecho 2h05min:
Segundo a reitoria o texto de repúdio da comunidade universitária servirá de base para que o conselho vote a posição oficial do CONSUN em próxima sessão, que deve ser convocada para o dia 23 de agosto. Diversas universidades do país, através de posição oficial de suas reitorias, de relatórios de GTs ou da posição de seus CONSUNs, já manifestaram o repúdio ao Future-se, entre elas a UFCSPA, UFRJ, UFMG, UFPEL, UnB. Ao todo mais de 40 federais já criticaram o Future-se em sua totalidade ou em alguns pontos, sendo que cinco delas já oficializaram rejeição total à adesão da programa.
A aprovação de nota de repúdio da comunidade universitária na manhã desta terça-feira (16) na UFRGS, junto com a posição da maioria das federais do país, já configuram elementos suficientes para que a administração da UFRGS e o CONSUN, enfim oficializem posição contrária à proposta do MEC.
Confira abaixo a segunda parte da transmissão AO VIVO da sessão aberta do CONSUN no Salão de Atos, que ao final aprovou repúdio da comunidade universitária ao Future-se: