Assufrgs completa 68 anos de luta em defesa dos direitos dos trabalhadores e da educação pública

Neste dia 20 de setembro a Assufrgs – Sindicato dos Técnico-Administrativos em Educação da UFRGS, UFCSPA e IFRS completa 68 anos de trajetória.

A história da Assufrgs iniciou em 1922, quando foi formada a Cooperativa da Escolla de Engenharia de Porto Alegre, foi a cooperativa o embrião da organização dos trabalhadores das faculdades. Somente anos depois, após a união das diferentes faculdades e da federalização, os servidores fundaram, em 20 de setembro de 1951, o Centro dos Funcionários da URGS, que lutou pela incorporação dos técnicos ao serviço federal, o que foi conseguido em 1957, passando a entidade a fazer parte da Associação dos Funcionários Públicos.

ABSUFRGS e o Golpe Militar

Em 1964, no contexto do Golpe Militar, foi formada a ABSURGS, uma associação beneficente criada para congregar os trabalhadores da universidade (tanto professores, quanto técnicos), já que a sindicalização tornou-se proibida para servidores públicos.

No contexto da luta pela democracia, a associação beneficente ganhou caráter sindical, virando Assufrgs em 1987. Mais tarde, nos anos 1990, a entidade se tornaria também seção sindical do Sintest, Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Terceiro Grau no Estado do Rio Grande do Sul.

Redemocratização e ampliação da base (UFCSPA e IFRS)

Ao longo do período pós ditadura militar a trajetória da Assufrgs foi marcada por diversos protestos, greves e manifestações. Podemos lembrar da gigantesca greve ainda em 1984, que paralisou toda a universidade; da Greve da GAE, em 2001, que garantiu que as gratificações fossem incorporadas ao nosso salário; até a nossa luta contra o Golpe e contra a Reforma da Previdência do governo Temer, quando distribuímos mais de cem mil panfletos à população na Greve de 2017. Lembrando sempre que cada linha de nosso contracheque foi conquistada com greves e intensa mobilização.

Os últimos anos tem sido marcados por importantes avanços, como a incorporação à base do sindicato dos servidores do IFRS e da UFCSPA, que antes possuíam sua própria associação, a AFFFESIMPA. Além disso, reafirmamos o caráter sindical da entidade em 2016, quando esta passa a se chamar Assufrgs Sindicato. 

A importância do sindicato em 2019 e além


No ano de 2019 a Assufrgs segue com o seu papel histórico de oposição ao governo ao se opor |à qualquer medida que retire os direitos da população e dos trabalhadores. Fizemos parte dos movimentos sociais que lotaram as ruas do país ao longo de 2019, em defesa da educação pública, contra os cortes de investimentos nas universidades e Institutos Federais, contra a política desastrosa do meio-ambiente, que levou ao caos e incentivo desenfreado de queimadas e desmatamentos, e contra a Reforma da Previdência.

A perspectiva é que o atual governo intensifique o ataque à população, com privatização em diversos setores estratégicos e a ampla retirada de direitos sociais. Por isso acreditamos que a Assufrgs, mais do que nunca, se mostra importante na construção de uma sociedade democrática, justa e igualitária! 

Convocamos a comunidade em geral à conhecer a Assufrgs e nossas pautas. Aos Técnico-Administrativos em Educação – aposentados, pensionistas e ativos – da UFRGS, UFCSPA e IFRS, nosso MUITO OBRIGADO pelos 68 anos de trajetória em defesa dos trabalhadores e do povo brasileiro. Seguimos em luta!